Tirando o abaco do bau : (re)significações dos conceitos numerios na formação inicial
Silvia Mayumi Hara
TCC
Português
TCC/UNICAMP H212t
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
48f.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este projeto tem por objetivo refletir sobre as (re)significações dos conceitos numericos de futuros professores das series iniciais do ensino fundamental que possam ocorrer em atividades com o abacu.
Os sujeitos da pesquisa são alunos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Campinas.... Ver mais Este projeto tem por objetivo refletir sobre as (re)significações dos conceitos numericos de futuros professores das series iniciais do ensino fundamental que possam ocorrer em atividades com o abacu.
Os sujeitos da pesquisa são alunos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Devido a natureza do problema investigado, em que foi fundamental a analise cuidadosa dos movimentos produzidos por cada sujeito na abordagem dos problemas que envolvem a utilização do abaco, adotamos procedimentos de natureza qualitativa. Os dados foram coletados na intervenção como monitora-pesquisadora, na disciplina de Fundamentos do Ensino de Matemática, por meio de questionários, diários reflexivos, obserfifaçäo da pesquisadora e registros das resoluções de problemas matematicos pelos grupos observados. O referencial de analise foi construido a partir de trabalhos e pesquisas que focalizaram a construção da linguagem numérica e a formação de professores, entre eles: IFRAH (1998), CLARAÇA (1975), VYGOTSKY (2000), OLIVEIRA (2001), DARSIE (1998), GARCIA (1999) e ZABALZA (1994).
Ver menos
Os sujeitos da pesquisa são alunos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Campinas.... Ver mais Este projeto tem por objetivo refletir sobre as (re)significações dos conceitos numericos de futuros professores das series iniciais do ensino fundamental que possam ocorrer em atividades com o abacu.
Os sujeitos da pesquisa são alunos do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Devido a natureza do problema investigado, em que foi fundamental a analise cuidadosa dos movimentos produzidos por cada sujeito na abordagem dos problemas que envolvem a utilização do abaco, adotamos procedimentos de natureza qualitativa. Os dados foram coletados na intervenção como monitora-pesquisadora, na disciplina de Fundamentos do Ensino de Matemática, por meio de questionários, diários reflexivos, obserfifaçäo da pesquisadora e registros das resoluções de problemas matematicos pelos grupos observados. O referencial de analise foi construido a partir de trabalhos e pesquisas que focalizaram a construção da linguagem numérica e a formação de professores, entre eles: IFRAH (1998), CLARAÇA (1975), VYGOTSKY (2000), OLIVEIRA (2001), DARSIE (1998), GARCIA (1999) e ZABALZA (1994).
Ver menos
Tirando o abaco do bau : (re)significações dos conceitos numerios na formação inicial
Silvia Mayumi Hara
Tirando o abaco do bau : (re)significações dos conceitos numerios na formação inicial
Silvia Mayumi Hara
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra