Internet na escola : avaliação da relação aluno-tecnologia-conhecimento pelos professores
Mariana Cristina de Almeida
TCC
Português
TCC/UNICAMP V673i
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
81 f.
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho discute a incorporação de novas tecnologias de informação e cornunicação (NTIC) no contexto escolar, especificamente a internet. Partimos do pressuposto que a utilização de uma tecnologia possibilita novos modos de produção e acesso as informações geradas na sociedade,...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho discute a incorporação de novas tecnologias de informação e cornunicação (NTIC) no contexto escolar, especificamente a internet. Partimos do pressuposto que a utilização de uma tecnologia possibilita novos modos de produção e acesso as informações geradas na sociedade, como também novos modos de comunicação entre os indivíduos. O suporte para a comunicação, produz então, uma reorganização social e cognitiva, caracterizada pelos novos modos que indivíduos vão travar relaçoes com o conhecimento e sua cultura. A incorporação da internet na escola é, de certa forma, uma conseqüência de seu uso sooial. Estes usos podem ser diferentes, uma vez que a internet e um meio para a aquisição de informações e construçao de conhecimentos. Para refletír sobre estes diferentes usos, um estudo de caso foi realizado com o objetivo de analisar a avaliação de um grupo de professores e equipe pedagogica de uma escola pública de 1ª a 4ª serie sobre os usos da internet no espaço educativo. Realizamos este estudo na proposta metodológica da observação participante; para que pudéssemos vivenciar o contexto e todas as suas especificidades. Construímos algumas categorias para análise dos dados obtidos que são tanto externas quanto internas ao ambiente escolar. Estas categorias nos dão indicações sobre o modo de utilização da internet no dia-a-dia escolar e alguns elementos que são importantes para a reflexão dos usos de suportes de comunicação na escola. Os dados foram confrontados com estudos teoricos e outras experiências práticas para que pudessem gerar também, rios leitores, novos questionamentos e pontos para reflexão
Ver menos
Internet na escola : avaliação da relação aluno-tecnologia-conhecimento pelos professores
Mariana Cristina de Almeida
Internet na escola : avaliação da relação aluno-tecnologia-conhecimento pelos professores
Mariana Cristina de Almeida
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra