Parceria escola-empresa e sociedade civil organizada : possiblidades e entraves da educação publica
Sheila Aparecida Nascimento Rios
TCC
Português
TCC/UNICAMP R479p
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
110 f.
Orientador: Luis Enrique Aguilar
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O contexto politico e economico do sistema educacional vem se caracterizando por um forte enxugamento de recursos públicos provenientes do Estado, o que tem imposto as escolas publicas ininterruptos e penosos percursos de degradação com graves conseqüências para o cumprimento de suas...
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Resumo: O contexto politico e economico do sistema educacional vem se caracterizando por um forte enxugamento de recursos públicos provenientes do Estado, o que tem imposto as escolas publicas ininterruptos e penosos percursos de degradação com graves conseqüências para o cumprimento de suas finalidades. O impacto destas mudanças na gestão do sistema estatal público de educação tem gerado novas e variadas manifestações, mobilizando outros atores sociais. A pesquisa que ora apresentamos sistematiza conhecimento teórico sobre a origem, o desenvolvimento e os resultados de parcerias realizadas entre escolas, empresas e organizações não-governamentais, no contexto das politicas públicas de educaçao e do cenario politico educacional que regulava o sistema público de ensino até o inicio do novo governo em 2003. A discussao conceitual entre a bibliografia existente - orientada para a busca de informações e discussões que transitam o espaço macro para o espaço micro das analises desta temática, aliada a analise de tres experiencias de parcerias entre escolas, empresas e organizações não governamentais no Estado de São Paulo, nos forneceram: os indicadores de viabilidade e sustentabilidade das parcerias, as dificuldades e o papel de cada sujeito processo, o sentido da utilização do termo parceria, as ações e resultados colhidos ate o momento da realização da pesquisa. Os sujeitos que compuseram as analises foram: tres empresas; duas escolas públicas; seis alunos; dois professores e uma Organização não governamental. O estudo traz informações úteis para os tres atores envolvidos no processo: Governo; Empresas Privadas e Sociedade Cívil
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