Informatica no processo de alfabetização escolar : um estudo de caso
Cynthia Bauab Fabricio D'Estefano
TCC
Português
TCC/UNICAMP D473i
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
93 f. : il.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resjumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar, via estudo de caso, como os recursos da informática são utilizados no processo de alfabetização escolar. Assume-se, como pressuposto, que o processo de alfabetização deve proporcionar ao aluno condições necessárias para sua inserção na...
Ver mais
Resjumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar, via estudo de caso, como os recursos da informática são utilizados no processo de alfabetização escolar. Assume-se, como pressuposto, que o processo de alfabetização deve proporcionar ao aluno condições necessárias para sua inserção na sociedade, habilitando-o e envolvendo-o com as práticas sociais da leitura e da escrita. Portanto, adota-se como referencial teórico as modernas propostas de alfabetização representadas, em parte, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, publicados em 1997 pelo Ministerio da Educação e Cultura (MEC). Estas propostas se consolidarasn em contraste com as concepções tradicionais presentes ate então, cujo processo de alfabetização consistia em ensinar o aluno a codificar e decodificar a escrita, constituindo-se um processo meramente mecârnico. Neste sentido e, dada a crescente inserção do computador em sala de aula como conseqüência de um processo amplo de avanço tecnológico, esta pesquisa buscou descrever e analisar atividades de sofhvnrcs educativos e sites da internet utilizados no processo de alfabetização escolar de uma 1¿ serie do Ensino Fundamental
Ver menos
Informatica no processo de alfabetização escolar : um estudo de caso
Cynthia Bauab Fabricio D'Estefano
Informatica no processo de alfabetização escolar : um estudo de caso
Cynthia Bauab Fabricio D'Estefano
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra