Analise de algumas condições institucionais para organização do trabalho pedagogico
Sarah Cristina Peron
TCC
Português
TCC/UNICAMP P424a
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
60 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma discussão a respeito de algumas condições institucionais para a organização do trabalho pedagógico na instituição escolar, com vistas ao desenvolvimento de um processo coletivo, reflexivo e democrático de construção do projeto...
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Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer uma discussão a respeito de algumas condições institucionais para a organização do trabalho pedagógico na instituição escolar, com vistas ao desenvolvimento de um processo coletivo, reflexivo e democrático de construção do projeto politico-pedagogico da escola. A discussão tem como base uma pesquisa de Iniciação Cientifica da autora na área, a qual se constituiu em um estudo de caso em uma instituição escolar da rede privada de Campinas, onde se procurou identificar, em sua estrutura, os fatores facilitadores e os fatores dificultadores da organização do trabalho pedagógico. A pesquisa teve como opções metodológicas de coleta de dados a observação de reuniões pedagogicas e entrevistas com um grupo de profissionais da escola. Atualmente, pode-se afirmar que as formas hierarquizadas e individualistas de organização do trabalho pedagógico na escola acabam por atravancar o seu funcionamento adequado, visto que não contemplam o conhecimento, pelos profissionais que nela atuam, da complexidade da pratica educativa, visto que nem todos participam da consecução de seus objetivos, mas apenas da execução das propostas pedagogicas. Reproduz-se, então, a típica forma capitalista de organização do trabalho: a dicotomia entre os que pensam e os que executam. Tais concepções não mais atendem as exigências da realidade atual, onde há a necessidade de formação de cidadãos conscientes e atuantes, para os quais seja possivel a ação com vistas à transformação, possibilitando a superação das contradições existentes na sociedade. Tais contradições dizem respeito, principalmente, a urna distribuição injusta da renda, opressora da grande maioria da população. Para a superação deste quadro, ou seja, da concepção tradicional de gestão e organização do trabalho pedagógico, é necessário que se delineie, na escola, um processo coletivo, reflexivo e democrático de construção e desenvolvimento de seu projeto politico-pedagógico, processo este que possibilite a atitude reflexiva do professorado, e que contemple as especificidades da realidade onde a escola esta inserida. -Um projeto político-pedagógico, portanto, deve ter clareza de seus e efetivar-se no cotidiano, não como uma proposta rígida e fechada, e sim como algo aberto às mudanças necessárias
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Abstract: Not informed
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