A reengenharia como uma nova forma de gestão na produção industrial
Leanne Cresta de Barros
TCC
Português
TCC/UNICAMP B278r
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
76f.
Orientador: Pedro Luiz Barros Silva
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O presente trabalho aborda duas técnicas: o Controle de Qualidade Total e a Reengenharia de Processo do Negócio. Tais abordagens têm suas bases no gerenciamento dos processos, utilizando a visão processual para a análise do negócio. O destaque é dado para a forma radical que a Reengenharia...
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Resumo: O presente trabalho aborda duas técnicas: o Controle de Qualidade Total e a Reengenharia de Processo do Negócio. Tais abordagens têm suas bases no gerenciamento dos processos, utilizando a visão processual para a análise do negócio. O destaque é dado para a forma radical que a Reengenharia de Processos de Negócio è implantada: as empresas que a adotam tentam superar as demais empresas que vêm sendo dinamizadas com processos de melhoria continua. Enquanto o Controle de Qualidade Total é um modelo de gestão administrativa com urna ampla base teórica que o suporta, a Reengenharia do Processo do Negócio resume-se a uma simples técnica que busca redução de custos com aumento de qualidade e produtividade através de uma forma radical. Esta técnica assemelha-se ao Controle de Qualidade Total quanto aos objetivos porém não apresenta a mesma complexidade de idéias para poder ser considerada também um modelo de gestão. O modelo de Controle de Qualidade Total utiliza-se do "Saber Profundo" o qual é baseado na Teoria do Conhecimento, da Psicologia e da Variabilidade - e, também, na interdependência destes elementos. A condição inicial para o funcionamento do modelo é que se deve trabalhar como em um sistema onde há o trabalho em grupo para que se atinja um objetivo em comum. É como se trabalha em uma orquestra cujo desempenho individual só é levado em consideração para a melhoria da harmonia do grupo. O objetivo da atividade tem que ser buscado por todos. A Teoria da Variabilidade fundamenta-se, primeiramente, nas diferenças existentes entre pessoas, produtos, serviços, processos, etc. Para compreensão de toda esta variabilidade usa-se as técnicas de controle estatístico dos processos que é fortalecido por questionamentos que buscam averiguar as origens dos dados, as dificuldades de obtenção destes, etc. O modelo evita cometer erros que seriam extremamente custosos para a companhia: tratar como causa especial qualquer falha ou atribuir a causas comuns qualquer falha ou eventuais problemas - dai o empenho em usar o controle estatístico. A Teoria da Variabilidade reconhece que não só os estudos e obtenção de dados é importante corno também a interpretação destes. A análise é que determinará procedimentos futuros. A Teoria da Psicologia volta-se para o entendimento das pessoas e a interação entre estas. No modelo de Controle de Qualidade Total existe a preocupação em entender as diferenças entre as pessoas e usar estas diferenças da melhor maneira possível maximizando assim suas habilidades. O trabalhador é a peça central em urna empresa e por isso ele recebe tanta importância. É considerado que todas as pessoas nascem com dignidade e auto-estima. Em um companhia que trabalhe com o modelo de CQT estas qualidades vão ser aperfeiçoadas e não apagadas por algum método falho de desenvolvimento. Considera-se que estimular a aprendizagem e a performance de cada um obtém melhores resultados do que estimular os trabalhadores através de premiações ou maiores pagamentos. Assim não se apaga a motivação intrínseca das pessoas. Por fim, a Teoria do Conhecimento ajuda a compreender que o gerenciamento, em todas as suas formas, consiste em fazer previsões. Estas previsões são baseadas em teorias - teorias que implicam em explicações dos eventos passados e previsões dos eventos futuros. Somente análises da fatos e casos passados não bastam para se fazer previsões. O apoio em uma teoria é fundamental para que tal estude dê resultados favoráveis. Estes princípios são a base do modelo de Controle de Qualidade Total. A Reengenharia não apresenta estes princípios nem nenhum outro. Sua técnica está apenas baseada em usar ferramentas que a permitam reduzir custos, aumentar qualidade e produtividade em curto período de tempo e com resultados máximos. Por isso não será realizada aqui uma comparação entre estes dois processos. Serão apresentadas as técnicas de ambos os processos e casos reais de implantação destes em empresas nacionais. A partir dai poderemos perceber que os resultados da Reengenharia são alcançados dentro de sua proposta mas que, por não ser um modelo com fundações teóricas, acaba deparando-se que muitas barreiras. No capítulo I será apresentada a evolução das técnicas administrativas desde o Fordismo até o aparecimento da Reengenharia, mais especificamente, a forma como os norte-americanos foram perdendo a liderança mundial para os japoneses e, nesta década de 1990, tiveram que implementar mudanças estruturais drásticas para reduzir este "lag" formado. Posteriormente, cada um dos processos será descrito individualmente (capítulos II e III), ressaltando-se suas origens, suas causas, suas principais características, suas etapas de desenvolvimento e a maneira como cada um analisa as organizações. Serão então colocados os pontos convergentes e os divergentes de ambos os processos e sustentar-se-á teoricamente como a Reengenharia de Processos do Negócio pode ser usada para que as empresas consideradas atrasadas possam ser dinamizadas. Finalmente, através da descrição de estudos de casos reais será demonstrado como a Reengenharia de Processos do Negócio favorece empresas a se manterem competitivas no mercado atual.
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Abstract: Not informed.
A reengenharia como uma nova forma de gestão na produção industrial
Leanne Cresta de Barros
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