Bancos privados e tarifas bancarias pos Plano Real
Joely Aparecida Ungaretti Pinheiro
TCC
Português
TCC/UNICAMP P655b
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
82 f.
Orientador: Maria Alejandra Caporale Madi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: O presente trabalho é um estudo comparativo entre as atuações de três dos maiores bancos privados do país: Bradesco, Itaú e Unibanco. Levamos em consideração os seguintes aspectos: serviços e produtos bancários; estratégias bancárias; perfil do cliente desejado pelo banco (público-alvo) e...
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Resumo: O presente trabalho é um estudo comparativo entre as atuações de três dos maiores bancos privados do país: Bradesco, Itaú e Unibanco. Levamos em consideração os seguintes aspectos: serviços e produtos bancários; estratégias bancárias; perfil do cliente desejado pelo banco (público-alvo) e segmentação do mercado. O período analisado corresponde à década de 90 (1990-1996) antes e após o Plano Real, o Plano de Estabilização Econômica Brasileira. Baseando-se em conceitos de Economia Monetária, identificados por Minsky, que sugere que a economia capitalista seja uma economia de ativos, onde as decisões são tomadas num contexto de incerteza e, por viverem num mundo de incerteza quanto ao futuro, os agentes diversificam os seus portfólios, em busca de melhores ativos; e levando em consideração alguns conceitos schumpeterianos de Microeconomia, onde o empresário inovador, como o próprio nome já diz, inova para competir, apresentamos um trabalho cujos principais objetivos são: apresentar as modificações bancárias ocorridas principalmente graças aos avanços na área da teleinformática; estudar a trajetória dos principais bancos privados brasileiros durante boa parte da década de 90; analisar e definir os seguimentos de mercado nos quais esses bancos estão inseridos; elucidar a questão das tarifas: até que ponto elas são maior fonte de receita dos bancos e até que ponto elas podem ser isentas ou terem seus preços diminuídos. Como resultados do trabalho podemos afirmar que: os bancos traçam perfis de clientes desejados; esses clientes são definidos pelo nível de renda; os nichos de mercado são montados a partir da determinação do perfil dos clientes; os serviços e produtos bancários visam satisfazer as necessidades desses clientes e levam em conta o comportamento dos clientes bem como os avanços tecnológicos; quanto maior a renda do cliente, quanto maior o número de operações bancárias feitas por esse cliente, e dependendo dos serviços e produtos utilizados por esse cliente, as possibilidades desse cliente ter isenção de tarifas ou redução nos preços das mesmas, é maior.
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Abstract: Not informed.
Bancos privados e tarifas bancarias pos Plano Real
Joely Aparecida Ungaretti Pinheiro
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