Avaliação da aprendizagem na universidade : otica de professores e alunos do curso de fisica da UNICAMP
Cacilda Encarnação Augusto
TCC
Português
TCC/UNICAMP Au45a
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
139 f.
Orientador: Sylvia Helena Souza da Silva Batista
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Os educadores reconhecem a complexidade da avaliação no processo de ensino aprendizagem, a qual deveria ter como função o acompanhamento crítico do trabalho pedagógico, permitindo a alunos e professores uma visão sobre as dificuldades enfrentadas, visando a melhoria do processo educativo....
Ver mais
Os educadores reconhecem a complexidade da avaliação no processo de ensino aprendizagem, a qual deveria ter como função o acompanhamento crítico do trabalho pedagógico, permitindo a alunos e professores uma visão sobre as dificuldades enfrentadas, visando a melhoria do processo educativo. Percebe-se, contudo, um obscurecimento dessa função, a medida que, historicamente, se valoriza apenas a nota, os papéis, os registros, as provas ou exames, e não a avaliação da aprendizagem, do processo de ensino e o incentivo a melhorias. Ao partir da constatação, reiterada na literatura disponível, que muitas vezes a avaliação é reduzida a sua função classificatória, e que os alunos questionam a adequação dos métodos de avaliação adotados pelo professor e os resultados obtidos nas provas quanto ao seu real desempenho, e articulando corn resultados de uma pesquisa realizada com alunos da UNICAMP, incluindo os do curso de Física, o presente estudo teve como objetivo identificar, caracterizar e analisar as práticas avaliativas desenvolvidas no Curso de Física da UNICAMP, .ferido como óticas privilegiadas a do aluno e do professor. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa compreendeu um processo de coleta de dados obtidos via entrevista semi-estruturada, o que implicou numa dinâmica do material coletado envolvendo os instrumentais da análise de conteúdo. Os dados revelaram que no curso de Fisica os alunos são predominantemente avaliados por provas e que, embora, os critérios de avaliação fiquem claros, desde o início do curso, os alunos estão realmente insatisfeitos com o mesmo, apontando como um dos principais problemas a prova como praticamente a única forma de avalia-los e a falta de amizade e comunicação entre eles e os professores, embora os mesmos ofereçam atendimento extra-classe. A média sete, que é criticada, pelos alunos é vista como positiva pela maioria dos docentes, por acreditarem que ela pressiona os alunos a estudarem. Para os alunos a avaliação, como é feita no Instituto não promove a aprendizagem, porque acaba tendo como objetivo apenas ia verificação do que o aluno assimilou do conteúdo e a nota.A concepção de avaliação que marca as falas, de praticamente odos os informantes, É a da avaliação como um instrumento importante para verificar o aprendizado, e não para diagnosticar dificuldades e tentar encontrar formas de supera-las
Ver menos
Avaliação da aprendizagem na universidade : otica de professores e alunos do curso de fisica da UNICAMP
Cacilda Encarnação Augusto
Avaliação da aprendizagem na universidade : otica de professores e alunos do curso de fisica da UNICAMP
Cacilda Encarnação Augusto
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra