O desenho como linguagem : atividades com alunos portadores de deficiencia mental
Wanda Pereira Patrocinio
TCC
Português
TCC/UNICAMP P276d
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
51f. : il.
Orientador: Luci Banks Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Bom dia: Quando lngressei no curso de Pedagogia, a habilitação que me interessou foi a de Deficientes Mentais; por isso, este trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo dar oportunidades para que o desenho se manifestasse e se elaborasse em alunos portadores de deficiência mental...
Ver mais
Bom dia: Quando lngressei no curso de Pedagogia, a habilitação que me interessou foi a de Deficientes Mentais; por isso, este trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo dar oportunidades para que o desenho se manifestasse e se elaborasse em alunos portadores de deficiência mental freqüentadores da Escola Estadual de Primeiro Grau Artur Segurado, na cidade de Campinas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de sondagem, na qual levando-se em consideração as intervenções pedagógicas, percebemos que ensina-se, geralmente, as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita; para que elas aprendam tal linguagem é necessário que entendam e seu significado social. Percebemos, também, que entres tipos de linguagens sãe relevantes para o processo de aprendizagem, em diferentes dominios, por crianças deficientes mentais. Além disso, Vygotsky (1991) afirma que o desenho está relacionado com a linguagem escrita: "...os esquemas que caracterizam os primeiros desenhos infantis lembram conceitos verbais que comunicam somente os aspectos essenciais dos objetos. Esses fatos nos fornecem os elementos para passarmos a interpretar o desenho das crianças como um estágio preliminar no desenvolvimento da linguagem escrita." (p. 127) De fato, em atividades da pesquisa de sondagem, notamos que, varias vezes, era solicitado aos alunos observados que eserevessem determinadas palavras ou formulassem idéias por escrito; em um momento de impasse, ao invés de escreverem, eles resolviarn fazer desenhos relacionados ao assunto que lhes era solicitado. Essas situações levaram-nos a ampliar o foco da pesquisa para a questão do desenho, para, posteriormente, estabelecermos relações entre desenho e a produção escrita destes alunos
Ver menos
O desenho como linguagem : atividades com alunos portadores de deficiencia mental
Wanda Pereira Patrocinio
O desenho como linguagem : atividades com alunos portadores de deficiencia mental
Wanda Pereira Patrocinio
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra