Papeis e lugares sociais do (a) aluno (a) na dinâmica interativa da sala de aula : diferentes linguagens e seus efeitos - um estudo de caso
Roberta Helena Caldeira Pereira
TCC
Português
TCC/UNICAMP P414p
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
107 f.
Orientador: Ana Lucia Guedes- Pinto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo analisou as diferentes formas de linguagem que permeiam a dinâmica da sala de aula e as suas conseqüências no desenvolvimento da personalidade dos alunos e no rendimento escolar desses. O referencial teórico, tomado para tal análise, sustentou-se nas teorias socio históricas do...
Ver mais
Resumo: Este estudo analisou as diferentes formas de linguagem que permeiam a dinâmica da sala de aula e as suas conseqüências no desenvolvimento da personalidade dos alunos e no rendimento escolar desses. O referencial teórico, tomado para tal análise, sustentou-se nas teorias socio históricas do desenvolvimento humano e na teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Buscou-sa atraves de observações sistemáticas em uma sala de aula de 1ª série do ensino fundamental de Campinas, compreender como a escola atribui e ao mesmo tempo promove a interiorização por parte dos alunos, de papéis e de lugares sociais previamente determinados, segundo critérios que parecem privilegiar os interesses das classes dominantes. Tais critérios pouco condizem com os desejos de vir a ser da maioria dos alunos, principalmente daqueles oriundos das camadas populares. Concluiu-se com este estudo, que o abalo emocional promovido no aluno pelas diferentes linguagens escolares, principalmente no das camadas populares, acaba por prejudicar-lhe em seu rendimento escolar, fadando-o quase sempre ao fracasso ou até mesmo, à exclusão escolar e social, na medida em que lhe reduz as suas possibilidades de vir a ser, limitando assim, o desenvolvimento pleno de sua personalidade. Por outro lado, é importante ressaltar também, que junto à reprodução observada, percebeu-se movimentos de resistência por parte dos alunos, os quais deram indícios de que não absorviam integralmente as diferentes linguagens, presentes no cotidiano da sala de aula, mas as transgrediam e subvertiam em partes
Ver menos
Papeis e lugares sociais do (a) aluno (a) na dinâmica interativa da sala de aula : diferentes linguagens e seus efeitos - um estudo de caso
Roberta Helena Caldeira Pereira
Papeis e lugares sociais do (a) aluno (a) na dinâmica interativa da sala de aula : diferentes linguagens e seus efeitos - um estudo de caso
Roberta Helena Caldeira Pereira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra