O que voce quer ser quando crescer?
Celma dos Anjos Domingues
TCC
Português
TCC/UNICAMP D713o
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
49 f.
Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo do presente estudo é refletir sobre alguns dos fatores que influenciam, numa sociedade, na definição de conceitos de normalidade e sobre a forma como estes mesmos conceitos constituem os discursos dos sujeitos. Com base nos discursos de crianças e adolescentes de uma classe...
Ver mais
Resumo: O objetivo do presente estudo é refletir sobre alguns dos fatores que influenciam, numa sociedade, na definição de conceitos de normalidade e sobre a forma como estes mesmos conceitos constituem os discursos dos sujeitos. Com base nos discursos de crianças e adolescentes de uma classe especial sobre seus sonhos e expectativas, abordamos questões referentes a sua inserção em práticas discursivas. Ancorados na idéia de que a normalidade somente pode ser analisada como algo relativo (Canguilhem, 1982; Jannuzzi, 199213; Ferreira,1989), discutimos como as relações sociais influenciam a visão de normalidade e a importância do outro (Vygotsky, 1984) na imagem que o sujeito tem de si e de seu futuro. O histórico traçado por Pessotti (1984) sobre a conceituação da deficiência mental nos ajuda a entender algumas das idéias presentes até hoje no pensamento sobre a deficiência mental. Analisando a definição da deficiência mental, notamos a dificuldade em conceitua-la sem que se refira ao contexto social, tomando-a não como atributo individual mas como resultado de significações atribuídas nas relações sociais. Com base em alguns conceitos da Análise do Discurso (Pêcheux, 1990; Foucault, 1995; Orlandi, 1999), analisamos as expectativas de futuro dos alunos, as quais nos evidenciaram que eles, apesar dos preconceitos e expectativas negativas dos outros, possuem expectativas comparáveis a de quaisquer crianças e adolescentes. Eles se incluem e esperam por um futuro. Reside aí uma possibilidade de refletirmos sobre a nossa atuação profissional, sobre as atitudes e conceitos que constituem nossa bagagem e sobre quais expectativas temos em relação aos alunos
Ver menos
O que voce quer ser quando crescer?
Celma dos Anjos Domingues
O que voce quer ser quando crescer?
Celma dos Anjos Domingues
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra