Hidrovia Tiete-Parana e o plano de desenvolvimento do Vale do Rio Piracicaba : perspectivas, viabilidade e impacto regional
Ricardo Adamoli Simões
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si51h
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
109f.
Orientador: Pedro Ramos
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: Essa monografia objetiva uma extensa revisão bibliográfica dos vários projetos e do desenvolvimento da hidrovia Tietê-Paraná como matriz alternativa de transportes e vetor de desenvolvimento regional, a fim de avaliar o seu atual estágio de consolidação e as perspectivas de concretização do...
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Resumo: Essa monografia objetiva uma extensa revisão bibliográfica dos vários projetos e do desenvolvimento da hidrovia Tietê-Paraná como matriz alternativa de transportes e vetor de desenvolvimento regional, a fim de avaliar o seu atual estágio de consolidação e as perspectivas de concretização do ultimo projeto ainda em estudo de viabilidade; O Plano de Desenvolvimento do vale do Piracicaba. A hidrovia Tietê-Paraná vem se constituindo pouco à pouco desde de 1960, quando foi inaugurada a primeira obra de multi-aproveitamento das águas do Rio Tietê. A partir de 1990 uma nova dinâmica passou a direcionar e a impulsionar esse desenvolvimento, quando podemos afirmar que a hidrovia assumiu seu caráter atual de matriz de transporte e desenvolvimento. Nessa década todos os projetos pendentes foram concluídos permitindo um via de conexão direta entre o interior do Estado de São Paulo até São Simão (Goiás) e Foz do Iguaçu (Paraná). Somente um projeto encontra-se pendente e sua realização depende do vigor de aproveitamento da estrutura concebida até o presente. Nesse sentido, procura-se caracterizar essa estrutura, analisar seu grau de desenvolvimento e, para finalizar, pormenorizar a plenitude do Projeto de Desenvolvimento do Vale do Piracicaba, discutir sua viabilidade, implicações e controvérsias.
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Abstract: This monography attempts a extension bibliography revision of the several projects and The Tietê-paraná waterway development, like a alternative way of transports and regional development engine, to estimate the actual level of construction and conclusion prospection of the last project on...
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Abstract: This monography attempts a extension bibliography revision of the several projects and The Tietê-paraná waterway development, like a alternative way of transports and regional development engine, to estimate the actual level of construction and conclusion prospection of the last project on viable studies yet; The Piracicaba Valley Development Project. The Tietê-Pataná waterway has appointed little by little since 1960, when the first multi-use building of river Tietê water's was inaugurated. From 1990 a new dinâmic started to direct and push this growth, when the waterway began to assum the actual characteristic of transport and development. In the 90's all pending projects have been concluded, allowing a direct conexion among São Paulo State, São Simão (Goiás) and Foz do Iguaçu (Paraná). Only one project hasn't undertaken yet and your execution depends on the level of the actual structure use. On this way, we try to tipify this structure, analyse your development level and, to finish, give in detail The Piracicaba Valley Development Project., argumenting your viable, consequences and controversies.
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Hidrovia Tiete-Parana e o plano de desenvolvimento do Vale do Rio Piracicaba : perspectivas, viabilidade e impacto regional
Ricardo Adamoli Simões
Hidrovia Tiete-Parana e o plano de desenvolvimento do Vale do Rio Piracicaba : perspectivas, viabilidade e impacto regional
Ricardo Adamoli Simões