Reflexão e transformação na pratica educativa
Denise Aparecida Peterlini de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP OL4r
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
67f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O objetivo deste trabalho é trazer a tona reflexões suscitadas pelas disciplinas Pratica de Ensino nas Series Iniciais e Estágio Supervisionado I, as quais cursei no ano do curso de Pedagogia desta Faculdade, em 1998. Estas reflexões se deram também junto ao trabalho realizado entre mim uma...
Ver mais
O objetivo deste trabalho é trazer a tona reflexões suscitadas pelas disciplinas Pratica de Ensino nas Series Iniciais e Estágio Supervisionado I, as quais cursei no ano do curso de Pedagogia desta Faculdade, em 1998. Estas reflexões se deram também junto ao trabalho realizado entre mim uma estagiária, também deste curso, A quem chamo de Ce. As reflexões percorrem um caminho de desconstrução de minha prática pedagógica de 9 anos de magistério nas series iniciais, na rede estadual de ensino. Inicialmente, reflito sobre as angústias de perceber problemas em minha prática e as dificuldades em buscar soluções. Era o desvelamento da realidade Posteriormente, o caminho é o de , com a ajuda da estagiária, descobrir quais eram os problemas que me angustiavam e dialogar a fim de transformar a realidade, a prática que ganhei consciência não querer mais. Ao ganhar consciência de que era o livro didático quem glliava minhas ações, busquei outras alternativas de trabalho que fortalecessem minha pratica, transformando minha postura de detentora e transmissora do saber na prática de chamar os alunos para pensar junto, organizar os conhecimentos que iamos construindo. O caminho para a transformação desta prática foi o do uso de jogos no ensino da matemática
Ver menos
Reflexão e transformação na pratica educativa
Denise Aparecida Peterlini de Oliveira
Reflexão e transformação na pratica educativa
Denise Aparecida Peterlini de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra