Afetividade e leitura : a mediação do professor em sala de aula
Telma Cristina Negro
TCC
Português
TCC/UNICAMP N312a
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
121 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A afetividade, ou melhor, as dimensões afetivas da mediação do professor, tornaram-se objeto de investigação desta pesquisa, por se constituírem como uma condição motivadora, no relacionamento professor-aluno, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Contudo, com o...
Ver mais
Resumo: A afetividade, ou melhor, as dimensões afetivas da mediação do professor, tornaram-se objeto de investigação desta pesquisa, por se constituírem como uma condição motivadora, no relacionamento professor-aluno, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Contudo, com o aprofundamento das leituras sobre o assunto, pode-se obsenvar que a dimensão afetiva e um elemento que faz parte do proprio desenvolvimento humano. Vale ressaltar que, na area educacional, a maioria das pesquisas realizadas procura evidenciar os processos cognitivos relacionados com a construçao do conhecimento, em detrimento de estudos envolvendo os processos afetivos. No entanto, atualmente, tem aumentado os estudos que focalizam o ser humano integrado, inter-relacionando os aspectos cognitivos e os aspectos afetivos, no processo de construçao do conhecimento. Mesmo os fenomenos afetivos sendo de natureza subjetiva, nao são independentes da açao do meio sociocultural, ja que estäo ligados as formas de interação entre os sujeitos. Assim sendo, essas formas de interação irão conferir aos objetos culturais, também, um sentido afetivo. A partir desses pressupostos, buscou-se realizar, nesta pesquisa, uma aproximação entre os aspectos afetivos e o processo escolar que envolve a aprendizagem, no caso as praticas de leitura. Para isso, foi considerado o carater social da aprendizagem e foi pensada a leitura como um ebíete cultural, a de identificar as manifestações afetivas observadas na relaçäo professor-aluna, ne processo de ensino-aprendizagem da leitura. Ou seja, o que se pretende discutir e a presença da dimensão afetiva na sala de aula. Corn o objetivo de aprofundar o estudo sobre a afetividade e tornar evidentes es relações desse dimensão no processo de desenvolvimento das praticas de Ieitura, esse pesquisa foi realizada em uma escola particular de cidade de .Jundiai - SP, sendo que e colete de dedos, teve ume duraçao aproximada de seis meses. As observações foram feitas em uma sala do 2° ano do II ciclo do Ensino Fundamental (antiga 4a série primaria), composta por vinte o três (23) alunos
Ver menos
Afetividade e leitura : a mediação do professor em sala de aula
Telma Cristina Negro
Afetividade e leitura : a mediação do professor em sala de aula
Telma Cristina Negro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra