Re-aprendendo a brincar com a criança : um estudo dos modos de participação da professora-pesquisadora no rincar de faz-de-conta
Elisangela Cristina Zanutim
TCC
Português
TCC/UNICAMP Z17r
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
76f.
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este estudo tem como objetivo apreender e analisar o processo de participação vivido por uma professora, nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças pre-escolares. Um grande número de trabalhos, vem apontando a importancia do brinquedo para o desenvolvimento infantil, e a importância de que se...
Ver mais
Este estudo tem como objetivo apreender e analisar o processo de participação vivido por uma professora, nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças pre-escolares. Um grande número de trabalhos, vem apontando a importancia do brinquedo para o desenvolvimento infantil, e a importância de que se garanta um espaço para que ela aconteça no cotidiano da pre-escola. Porem, quanto ao papel do professor ainda pouco se sabe sobre quando e como deve intervir nas situações de brincadeiras com as crianças, de modo a favorecer o desenvolvimento das mesmas. Levando em conta essa observação desenvolvi, como professora pesquisadora, um estudo exploratório da participação do adulto professor na brincadeira das crianças. Este estudo realizou-se com crianças de 2 a 3 anos no contexto de uma pre-escola da cidade de Campinas. Relatando meu processo de inserção na brincadeira infantil, destaco possiveis maneiras do adulto aproximar-se do brincar da criança e de instaurar brincadeiras com as crianças, para brincar com eias. Aproximando-me do brincar da criança, pergunto sobre eia, aceito um convite feito pela criança para brincar não assumindo o papel atribuido, e aceito o convite para brincar assumindo o papel na brincadeira. Instaurando a brincadeira com a criança, convido-a a brincar, resgato situaçoes imaginárias compartilhadas com elas e respondo à intenção de brincar da criança. Também neste processo, destaco o jogo de lugares sociais entre professora e crianças, que acontece nas brincadeiras e as negociações realizadas pelas crianças com a professora, atraves do brincar. Esse trabalho permitiu identificar importantes indicadores a serem desenvolvidos para os projetos de formação de professores na area de educação infantil, destacando possibilidades e desafios para as praticas em sala de aula
Ver menos
Re-aprendendo a brincar com a criança : um estudo dos modos de participação da professora-pesquisadora no rincar de faz-de-conta
Elisangela Cristina Zanutim
Re-aprendendo a brincar com a criança : um estudo dos modos de participação da professora-pesquisadora no rincar de faz-de-conta
Elisangela Cristina Zanutim
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra