Escola Comunitaria de Campinas : a memoria conta sua historia (1977-1984)
Carla Daniela Paulo
TCC
Português
TCC/UNICAMP P283e
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
65 f.
Orientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A temática foi originariamente desenvolvida como iniciação científica, sob orientação da Profa. Dra. Maria Evelyna Pompeu do Nascimento, tendo sido complementada para apresentação como TCC. Investigou-se historicamente o surgimento de uma instituição educacional, a Escola Comunitária de...
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Resumo: A temática foi originariamente desenvolvida como iniciação científica, sob orientação da Profa. Dra. Maria Evelyna Pompeu do Nascimento, tendo sido complementada para apresentação como TCC. Investigou-se historicamente o surgimento de uma instituição educacional, a Escola Comunitária de Campinas, buscando as causas politico-sociais que levaram à estruturação dessa instituição. Objetivando interpretar perspectivas que levaram os atores sociais (equipe pedagogica, pais e alunos) a esse empreendimento, realizou-se um estudo de caso, levando em consideração o contexto da estruturação da instituição. Através de entrevistas, atas, jornais locais e documentos internos constatouse que a instituição de ensino tem sua origem no desejo de um grupo de pais de manter a visão pedagogica inovadora defendida pela Equipe Pedagógica de uma tradicional escola particular de Campinas e que se encontrava arneaçada de continuidade por discordância da Inantenedora. Uma tensão que, pode-se constatar, refletia indiretamente o momento politico do pais. Com a saida da Equipe Pedagógica do Colegio os pais se mobilizaram para viabilizar uma nova escola em que a autonomia dos profissionais educadores era defendida como estratégia de uma educação de vanguarda. Neste processo, valores como respeito, solidariedade, responsabilidade e autonomia deveriam ser desenvolvidos. Para tanto, os professores deveriam estar em constante formação, ao mesmo tempo que, pais, professores e alunos teriam participação ativa na construção o gestão da escola. Verificou-se tambem, ao longo da pesquisa, que a maioria dos pais eram profissionais liberais e professores universitarios, pertencentes a estratos sociais de alto poder aquisitivo na cidade, com inserção política que pode ser caracterizada como contrária à ditadura vigente. Ademais, viam a educação como uma opção politica e não enxergavam, nas escolas existentes, uma que pudesse atender seus anseios
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