Sistema de franquia : a sinergia de interesses
Fernando Luis Guiselini Junior
TCC
Português
TCC/UNICAMP G949s
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
51f.
Orientador: Luiz Antonio Teixeira Vasconcelos
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: Com um passado brilhante nos Estados Unidos, Europa e Japão, e representando no final da década de 90 um faturamento mundial da ordem de U$ 5 trilhões, o sistema de franquia se apresenta como a maior inovação do marketing no pós-guerra. No Brasil, os últimos números do censo do setor também...
Ver mais
Resumo: Com um passado brilhante nos Estados Unidos, Europa e Japão, e representando no final da década de 90 um faturamento mundial da ordem de U$ 5 trilhões, o sistema de franquia se apresenta como a maior inovação do marketing no pós-guerra. No Brasil, os últimos números do censo do setor também indicam urna expansão consistente, mesmo em um cenário onde a situação macroeconômica é adversa. Exaustivamente tratado na literatura especializada corno urna modalidade de investimento onde novos empreendedores montam seu próprio negócio sob a fachada de marcas já estabelecidas, o sistema de franquias traz implícito na sua forma contratual algumas opções estratégicas, com vantagens e desvantagens frente à marca própria. Desta forma, este estudo pretende mostrar o funcionamento do sistema de franquias, as formas de associação, as vantagens e desvantagens que o negócio pode acarretar para franqueador, franqueado e consumidor, as leis que tratam do assunto, englobando um conjunto de informações com a finalidade de mostrar as vantagens competitivas do sistema e as possíveis causas de seu sucesso em todo o mundo.
Ver menos
Abstract: Not informed.
Sistema de franquia : a sinergia de interesses
Fernando Luis Guiselini Junior
Sistema de franquia : a sinergia de interesses
Fernando Luis Guiselini Junior