Importancia e funcionalidade da gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva : analise de um caso - o Grupo Lufthansa
Humberto Filipe de Andrade Januario Bettini
TCC
Português
TCC/UNICAMP B466i
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
84 f.
Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: A despeito de o conhecimento sempre ter tido elevada funcionalidade em diversas esferas da vida econômica dos agentes, apenas recentemente sua importância foi ressaltada, o que veio a fomentar as proposições a respeito da "Gestão do Conhecimento" (GC). Isso parece coincidir com a transição...
Ver mais
Resumo: A despeito de o conhecimento sempre ter tido elevada funcionalidade em diversas esferas da vida econômica dos agentes, apenas recentemente sua importância foi ressaltada, o que veio a fomentar as proposições a respeito da "Gestão do Conhecimento" (GC). Isso parece coincidir com a transição da fonte da lucratividade elevada e sustentável, que aparenta deslocar-se da detenção de ativos tangíveis para ativos intangíveis, o que faz da GC uma inovação organizacional. A crescente percepção de que a GC cumpre essa funcionalidade explica sua difusão, embora ainda restrita. Apresentam-se as definições que se aplicam a conhecimento e gestão do conhecimento, buscando diferenciá-los de informação e sua gestão. Delimitam-se os elementos que evidenciam a funcionalidade da GC aos objetivos das empresas. É por meio do compartilhamento que a caracteriza que conhecimentos detidos individualmente podem ser apropriados pela empresa. Como ilustrações apresentam-se algumas ações que vêm sendo desenvolvidas por um grupo de empresas ligadas à indústria da aviação (Grupo Lufthansa) que o aproximam do que se pode chamar de prática da GC. O aprofundamento sobre o tema, assim como a análise do conjunto de informações relativas à empresa, permitiu relevar algumas evidências que sinalizam que, embora a GC venha se difundindo como uma fonte de vantagem competitiva, ainda é incerta as condições para a avaliação de seus impactos nos resultados da empresa.
Ver menos
Abstract: If by one side the knowledge has always had a great functionality in several aspects of the agent's economic life, by the other side just recently its importance was stressed, when propositions about "Knowledge Management" (KM) arose. Simultaneously, the source of high and sustainable...
Ver mais
Abstract: If by one side the knowledge has always had a great functionality in several aspects of the agent's economic life, by the other side just recently its importance was stressed, when propositions about "Knowledge Management" (KM) arose. Simultaneously, the source of high and sustainable incomes seems to be moving from the detention and trade of tangible assets to intangible assets, what turns KM into an organizational innovation. The increasing perception that the KM fosters this move explains its diffusion, although still restrict. The definitions that apply to knowledge and KM, as well as the differences between them and, respectively, information and its management, will be presented. Some subsidies that underline the functionality of the KM to the goals of the firms will be cited. It' s by means of the sharing that knowledge individually detained can be appropriated by the firm. As case study, some actions that have been conducted by a group of companies dedicated to the commercial aviation industry (the Lufthansa Group), that enclose them to what can be called the practice of the KM, will be presented and discussed. Deeper studies about the theme, as well as the analysis of a set of information related to the group of companies, allowed to enlighten some evidences signing that, although the KM is spreading as a source of competitive advantage, the conditions for the evaluation of its impacts for the results of the company are still uncertain.
Ver menos
Importancia e funcionalidade da gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva : analise de um caso - o Grupo Lufthansa
Humberto Filipe de Andrade Januario Bettini
Importancia e funcionalidade da gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva : analise de um caso - o Grupo Lufthansa
Humberto Filipe de Andrade Januario Bettini