Ciclo de desenvolvimento do produto
Antonio Eduardo A.P. do Nascimento
TCC
Português
TCC/UNICAMP N17c
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
76 f. : il.
Orientador: Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: Esta monografia estuda o Ciclo de Desenvolvimento do Produto do ponto de vista teórico e de acordo com uma visão empresarial. Em ambos os casos, o ciclo é dividido em macro-fases e cada macro-fase possui algumas etapas especificas. Na visão teórica, o ciclo tem uma macro-fase de...
Ver mais
Resumo: Esta monografia estuda o Ciclo de Desenvolvimento do Produto do ponto de vista teórico e de acordo com uma visão empresarial. Em ambos os casos, o ciclo é dividido em macro-fases e cada macro-fase possui algumas etapas especificas. Na visão teórica, o ciclo tem uma macro-fase de desenvolvimento do conceito de produto, e tem uma outra macro-fase chamada de desenvolvimento do produto, que surge a partir do momento que o conceito esta definido. Ambas as macro-fases são interligadas ao longo do ciclo. No caso da análise do ciclo pela ótica empresarial, ele apresenta reduzida atividade no desenvolvimento do conceito, já que os produtos e clientes já são consagrados. Nesse caso, o processo se concentra no desenvolvimento do produto. Essa macro-fase (desenvolvimento do produto) é dividida em três outras diferentes, cada uma formada por etapas que diferem do aspecto teórico, mas também possuem semelhanças. No final do trabalho serão analisadas essas diferenças e semelhanças. O trabalho ainda vai mostrar a importância do processo de inovação para as empresas conquistarem o mercado e definirem posições de destaque. O desenvolvimento do produto é uma forma de inovação essencial às empresas, e a ausência dele tomaria muito difícil enfrentar a crescente concorrência atual.
Ver menos
Abstract: This work studies the Product Development Cycle in a theoric point of view and into a entrepreneurship optical in a practice way. In both cases the cycle is divided in macro-phases and each macro-phase has some specific stages. On the theoric view the cycle has a concept development and a...
Ver mais
Abstract: This work studies the Product Development Cycle in a theoric point of view and into a entrepreneurship optical in a practice way. In both cases the cycle is divided in macro-phases and each macro-phase has some specific stages. On the theoric view the cycle has a concept development and a product development macro-phase. This two macro-phases are connected to each other and the second one emerge from the moment that the concept is defined. In the case of the entrepreneurship optical the cycle shows reduced activity on the concept development, because the products and clients are already acknowledge and they don't change during the time. So, the process concentrate efforts on the product development. This macro-phase is divided in three different macro-phases, each one composed by stages that differs from the theorical view, but has some similarities. By the end of the work those differences and similarities will be analyzed. The work will also shows the importance of the innovation process for the companies to catch up the market and define major positions in a specific area. The product development is a form of innovation for the companies and its absence would create much more trouble to face the growing of competitiveness.
Ver menos
Ciclo de desenvolvimento do produto
Antonio Eduardo A.P. do Nascimento
Ciclo de desenvolvimento do produto
Antonio Eduardo A.P. do Nascimento