Educação infantil : a formação continuada e o aperfeiçoamento pessoal do educador
Tania Miranda Pereira Lucchesi
TCC
Português
TCC/UNICAMP L963e
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
64 f.
Orientador: James Patrick Maher
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo aponta a necessidade da formação permanente do professor da Educação Infantil sob dois olhares complementares, desenvolvidos em duas partes do trabalho. A primeira parte, intitulada A formação Continuada, está baseada nas leis, nos diversos estudos e debates sobre a...
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Resumo: Este estudo aponta a necessidade da formação permanente do professor da Educação Infantil sob dois olhares complementares, desenvolvidos em duas partes do trabalho. A primeira parte, intitulada A formação Continuada, está baseada nas leis, nos diversos estudos e debates sobre a especificidade da Educação da criança pequena e da atuação do professor. Nesse sentido, os tópicos apresentados enfocam inicialmente algumas ideias filosóficas que se apresentam como base ou pano de fundo das ações educativas; discutem o significado e o sentido do trabalho docente para que tal prática não esteja alienada; faz uma análise do conceito de criança (desde a inexistência da consciência da particularidade infantil até a idéia atual de criança cidadã), destacando a necessidade de instituições pré escolares e sua atuação junto à criança pequena (do assistencialismo e da educação compensatória ao conceito atual de creche). Com o respaldo das leis e dos documentos do MEC (referenciais e diretrizes), a formação do professor da Educaçäo Infantil é discutida desde o mito da habilidade materna à insuficiência de sua formação, destacando de conceituados educadores as habilidades que se esperam desse profissional (polivalente, capaz de refletir sobre sua própria prática,etc). A Segunda parte do estudo, intitulada O Aperfeiçoamento Pessoal, busca fomentar no educador o desejo de se auto conhecer para melhor atuar em sua prática educativa. Assim, o trabalho aborda a educação integral, onde destacam-se as múltiplas inteligências (teoria de Howard Garder), a inteligência emocional (apresentada por Daniel Golemarl) e o poder das emoções atuando tanto na aprendizagem quanto na saúde física do indivíduo. Outro ponto importante destaca a ação e o funcionarnento da mente subconsciente e as relações mente/saúde/emoções/aprendizagem, enfocando o poder dos pensamentos e crenças sobre o desenrolar dos fatos da sua própria vida e a responsabilidade pessoal diante de tudo o que nos acontece
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