Espinosa e a educação : a formação humana diante de outra teoria do conhecimento
Fernando Bonadia de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP OL4e
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
99 f.
Orientador: Silvio Donizete de Oliveira Gallo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho, em sua primeira roupagem, consistia em uma investigação sobre a educação a partir dos conceitos de conhecimento, potência e liberdade em Espinosa (1632-1677). Ao constatar. porem, que empreender um tal projeto se converteria em anti-espinosismo, o trabalho foi obrigado a...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho, em sua primeira roupagem, consistia em uma investigação sobre a educação a partir dos conceitos de conhecimento, potência e liberdade em Espinosa (1632-1677). Ao constatar. porem, que empreender um tal projeto se converteria em anti-espinosismo, o trabalho foi obrigado a transformar suas primeiras ambições. O projeto, segundo este modelo inicial, resultaria na submissão da filosofia de Espinosa a um modelo pedagogica simplista e reducionista. Uma avaliação atenta do projeto de pesquisa revelou que seria mais coerente e proficua uma abordagem sistemática do pensamento de Espinosa
e através dela a colocação de um problema para a pedagogia e para a educação. Todavia, o pensamento de Espinosa é desconhecido de uma maneira sistemática na educação, uma vez que apos extensa pesquisa não foi encontrada uma so referência a trabalhos de quaisquer naturezas que aproximassem o filosofo holandês do fenomeno educacional. Apesar do contato que mantive com varios pesquisadores que realizam atualmente no Brasil trabalhos aprofundados sobre o pensamento de Espinosa, não consegui uma única indicação bibliografica sobre este problema. Assim sendo, procurei configurar o trabalho näo como uma receita espinosana de como se fazer e pensar a educação, mas como o lançamento de um problema para a educação, um problema difícil ao qual certamente não soube realizar perfeitamente, que resultou nesta pesquisa construida na solidão dos dias e noites de leitura e redação. Cabe-me, enquanto produtor solitário deste texto, advertir ao leitor que esta investigação não e comum entre as produções convencionais dos trabalhos de conclusão de curso de pedagogia, fato que não indica maior ou menor originalidade do seu autor, mas um alerta que procura precaver possiveis decepções Ver menos
e através dela a colocação de um problema para a pedagogia e para a educação. Todavia, o pensamento de Espinosa é desconhecido de uma maneira sistemática na educação, uma vez que apos extensa pesquisa não foi encontrada uma so referência a trabalhos de quaisquer naturezas que aproximassem o filosofo holandês do fenomeno educacional. Apesar do contato que mantive com varios pesquisadores que realizam atualmente no Brasil trabalhos aprofundados sobre o pensamento de Espinosa, não consegui uma única indicação bibliografica sobre este problema. Assim sendo, procurei configurar o trabalho näo como uma receita espinosana de como se fazer e pensar a educação, mas como o lançamento de um problema para a educação, um problema difícil ao qual certamente não soube realizar perfeitamente, que resultou nesta pesquisa construida na solidão dos dias e noites de leitura e redação. Cabe-me, enquanto produtor solitário deste texto, advertir ao leitor que esta investigação não e comum entre as produções convencionais dos trabalhos de conclusão de curso de pedagogia, fato que não indica maior ou menor originalidade do seu autor, mas um alerta que procura precaver possiveis decepções Ver menos
Espinosa e a educação : a formação humana diante de outra teoria do conhecimento
Fernando Bonadia de Oliveira
Espinosa e a educação : a formação humana diante de outra teoria do conhecimento
Fernando Bonadia de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra