Estrategias reveladas pelas crianças na elaboração da escrita
Rubia Barroso Fonte Boa
TCC
Português
TCC/UNICAMP F737e
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
75f.
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A alfabetização e um tema polêmico no que se refere a pratica escolar e as dificuldades enfrentadas em seu cotidiano, as quais tam despertado grande interesse na busca de respostas e soluções. Em meio as batalhas teoricas sobrevivem as crianças. De que maneira? Em que se apoiam? A quem ou...
Ver mais
Resumo: A alfabetização e um tema polêmico no que se refere a pratica escolar e as dificuldades enfrentadas em seu cotidiano, as quais tam despertado grande interesse na busca de respostas e soluções. Em meio as batalhas teoricas sobrevivem as crianças. De que maneira? Em que se apoiam? A quem ou ao que recorrem para compreender e elaborar a escrita? Tendo o contexto escolar como looal de analise e fonte de informaçoes, uma vez que é um lugar de realizações ricas em interação, esta pesquisa visou realizar um estudo voltado para a criança, na tentativa de buscar as estrategias por ela reveladas durante a elaboração que vai fazendo da escrita. A partir das relações estabelecidas com seu entorno, tendo em vista a mediação dos materiais didáticos, da professora e dos colegas, procurei apreender a importancia e a influência destes elementos ao longo do processo. Optei por seguir os caminhos teoricos e metodológicos da Psicologia Historico-Cultural, na qual Vygotsky se destaca afirmando que a construçao do conhecimento se da pelas e nas relações sociais. Assim, compartilho com as propostas recentes de alfabetização a ideia de que ela e um processo, na verdade, a ideia de que ela e uma etapa de um processo mais amplo, que constitui uma das práticas de letramento. Tomando tambem como referencia o paradigma indiciário proposto por Ginzburg, sensibilizei meu olhar para as cenas cotidianas vividas na sala de aula pesquisada: uma atenção aos detalhes, aos ¿pormenores mais negligenciaveis". Sendo assim, este estudo permitiu compreender que as crianças se utilizam de uma variedade de formas e estrategias para compreender e elaborar a escrita. Elaboração esta que se da atraves das relaçoes sociais e que depende do contexto interativo no qual a criança esta inserida. Dada a diversidade de práticas sociais e praticas de ensino da leitura e da escrita das quais as crianças participam, pude perceber que a apropriação deste sistema simloolico ocorre de forma peculiar para cada criança, dependendo portanto, de seu percurso compartilhado com seus vários outros interlocutores no contexto de ensino- aprendizagem
Ver menos
Estrategias reveladas pelas crianças na elaboração da escrita
Rubia Barroso Fonte Boa
Estrategias reveladas pelas crianças na elaboração da escrita
Rubia Barroso Fonte Boa
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra