A disciplina no cotidiano de uma sala de aula municipal
Elaine Ferraresi
TCC
Português
TCC/UNICAMP F412d
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
70 f.
Orientador: Helena Costa Lopes de Freitas
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O desejo do professor e que o aluno fique quieto, ouça as explicações que tem para dar, faça direitinho os exercicios e pronto. Se isso acontecesse, iria sentir-se realizado. O conceito de disciplina associado a obediência está muito presente no cotidiano da escola, mais ou menos...
Ver mais
Resumo: O desejo do professor e que o aluno fique quieto, ouça as explicações que tem para dar, faça direitinho os exercicios e pronto. Se isso acontecesse, iria sentir-se realizado. O conceito de disciplina associado a obediência está muito presente no cotidiano da escola, mais ou menos conscientemente; isto porque há uma verdadeira "luta em classe", onde o professor está procurando sobreviver, num contexto de tantos desgastes. No trabalho estressante, o professor procura um pouco de paz para poder respirar; daí esperar o comportamento passivo do aluno. É claro que esta espectativa se coloca a partir do círculo de alienação em que se encontra, onde seu desejo, alienado, não busca a Interação, o encontro, a comunicação, mas o isolamento, o fechamento, a obediência, a submissão, com a esperança de encontrar o espaço vital que sente falta. Na tentativa de resolver o problema, o professor na verdade, se isola, não entra em efetiva comunicação com seus alunos, que passam a rejeitar - inconscientemente - sua postura. É evidente que este posicionamento e desumano. Na medida em que nega a existência do outro, tenta reduzí-Io a um mero objeto. Nega o outro como sujeito. Diante disso, poderia se questionar: onde o comportamento do professor (ja que so se falou do comportamento do aluno) e o desejo do aluno (já que só se falou do desejo do professor?) É preciso colocar o problema em seu devido lugar. Mais uma vez a contradição comportamento/desejo do aluno X comportamento/desejo do professor e falsa. Não se trata de medir forças, nem status, nem ver "quem pode mais". Isso, aliãs, é o que tem sido feito, infantilmente, por muitos professores. Trata-se sim, de redimensionar o problema: a questão central não esta na disputa professor X aluno, mas sim na forma de organização do trabalho coletivo em sala de aula que permita realizar a construção do conhecimento, a educação
Ver menos
A disciplina no cotidiano de uma sala de aula municipal
Elaine Ferraresi
A disciplina no cotidiano de uma sala de aula municipal
Elaine Ferraresi
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra