Assembleias de classe : o processo de desenvolvimento da pratica na escola
Ricardo Fernandes Pataro
TCC
Português
TCC/UNICAMP P27a
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
80 f.
Orientador: Ulisses Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: À escola cabe, sem dúvida, a transmissão dos conteúdos acumulados historicamente, mas pensamos que este não é seu único papel, e nem o mais importante. Acreditamos que o objetivo da educação deva ser o de formar pessoas preparadas para viver democraticamente em sociedade, de uma forma...
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Resumo: À escola cabe, sem dúvida, a transmissão dos conteúdos acumulados historicamente, mas pensamos que este não é seu único papel, e nem o mais importante. Acreditamos que o objetivo da educação deva ser o de formar pessoas preparadas para viver democraticamente em sociedade, de uma forma solidária, crítica, autônoma e participativa. Para que estes ideais possam ter uma chance de se tomarem realidade, entretanto, pensamos que a escola deva contemplar a diversidade dos membros da sociedade, respeitar as diferenças e preparar os indivíduos para lidar de forma democrática e dialógica com seus pares. A escola deve, também, ao nosso ver, encarar o alunado como membros ativos e participantes do processo educativo, ao mesmo tempo em que garante a posição do educador enquanto autoridade competente e profissional da educação. Estes ideais nos quais acreditamos fazem parte dos princípios que regem uma escola mais democrática. A construção desta escola tem sido discutida, atualmente, por diversos autores - a exemplo de Puig et al (ibid.), citados acima. No entanto, a realidade escolar brasileira reflete uma escola bastante diferente deste ideal pautado em princípios de democracia, igualdade, respeito e solidariedade. Nota-se, em grande medida, que a escola não tem significado para o alunado e, em decorrência disso, a motivação dos alunos e das alunas para as atividades escolares cotidianas é mimmizada. Esta falta de clareza do sentido pessoal e social da escola - por parte não sd de alunos e alunas, mas também de professores, professoras e demais profissionais da escola - pode ser considerada um fator de grande influência na pemetuaçãu de práticas autoritárias dentro da escola.
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