Produção de saberes docentes na dinamica de curriculos por projetos
Cintia Mara Pedrisa
TCC
Português
TCC/UNICAMP P343p
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
87 f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Apos cinco anos na docência de Educação Infantil em instituição particular, em 1999 tive os primeiros contatos com a pré-escola municipal de Varzea Paulista, onde pude registrar a transição da administração educacional da I Gestão para a II Gestão. Neste contexto, observei algumas...
Ver mais
Resumo: Apos cinco anos na docência de Educação Infantil em instituição particular, em 1999 tive os primeiros contatos com a pré-escola municipal de Varzea Paulista, onde pude registrar a transição da administração educacional da I Gestão para a II Gestão. Neste contexto, observei algumas reformulações pedagogicas com base nas concepções de currículo por projetos seguindo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCN/INFANTIL), juntamente com as transformações político - educacionais do município. A "nova" organização do trabalho parecia ser uma prática diferenciada das anteriormente apresentadas na escola, exatamente por considerar a bagagem cultural do aluno como disparador para o trabalho pedagógico. Durante a I Gestão a organização da prática docente, a falta de capacitação e orientação pedagógica, chamaram-me atenção para olhar "Como a produção de saberes docentes era construída dentro da prática de currículo por projetos,tendo como único guia o (RCN/INFANTIL). Entender em que medida as profissionais da rede municipal de Ensino Infantil de Varzea Paulista apropriavam-se dos conhecimentos produzidos na dinâmica dos curriculos por projetos, foi a proposta do estudo, onde coloquei-me como agente participante e constituinte do processo de conhecimento e deñnição das práticas pedagógicas vivenciadas naquele contexto. Registros de campo analisados à luz de fundamentação teorica, mostraram aspectos da gestão politica, condicionando o fazer pedagógico e Iegitimando os objetivos dos Referenciais. Ao longe da pesquisa, dados coletados apontaram entraves que distorciam a concepção de projetos, resultando alguns apontamentos: "Interferências político-históricas e pedagógicas contribuiram para a descredibilidade e a falta de identidade do professor, que distanciou-se da forma inovadora dos projetos, sendo incorporado ao trabalho pedagógico como mais uma alternativa matodológica , sem grandes avanços à "praxis docente"
Ver menos
Produção de saberes docentes na dinamica de curriculos por projetos
Cintia Mara Pedrisa
Produção de saberes docentes na dinamica de curriculos por projetos
Cintia Mara Pedrisa
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra