Pensamento de futuros professores : um olhar para os conteudos da psicologia advindo de seus diarios
Marcia Rigoldi Simões
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si51p
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
95f.
Orientador: Angela Fatima Soligo
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
A questão da formação de professores nos cursos de graduação tem sido uma temática cada vez mais enfatizada e discutida nos meios acadêmicos e profissionais.Neste sentido, e relevante a discussão de praticas de formação que revelem o desenvolvimento do pensamento do futuro professor. Alem disso,...
Ver mais
A questão da formação de professores nos cursos de graduação tem sido uma temática cada vez mais enfatizada e discutida nos meios acadêmicos e profissionais.Neste sentido, e relevante a discussão de praticas de formação que revelem o desenvolvimento do pensamento do futuro professor. Alem disso, busca-se estabelecer a inserção da disciplina Psicologia Educacional na Formação do Professor.
Nesta perspectiva foram analisados conteúdos de diários produzidos nos anos de 1999 e 2009, por alunos da disciplina Psicologia Educacional de um curso de Pedagogia, buscando as formas de compreensão dos construtos teóricos desenvolvidos. Os textos dos diários foram submetidos a análise de conteúdo. Para a análise, foram priorizados temas propostos pela professora da disciplina, a partir dos quais se discutiram questoes relacionadas a escola. Os temas analisados foram: inteligência, apego, linguagem, indisciplina e jogo. Destes, foram identificados dois núcleos de conteúdos: conceito e aluno de pedagogia, que indica de um lado, formas de apropriação dos conceitos teóricos e de outro os reflexos desses conceitos no pensamento do graduando. Estudos dessa natureza nos levam a refletir sobre a necessidade de se desenvolver estratégias de ensino que permitam reflexões mais aprofundadas sobre a relação entre teorias, a realidade escolar e o aluno. Ver menos
Nesta perspectiva foram analisados conteúdos de diários produzidos nos anos de 1999 e 2009, por alunos da disciplina Psicologia Educacional de um curso de Pedagogia, buscando as formas de compreensão dos construtos teóricos desenvolvidos. Os textos dos diários foram submetidos a análise de conteúdo. Para a análise, foram priorizados temas propostos pela professora da disciplina, a partir dos quais se discutiram questoes relacionadas a escola. Os temas analisados foram: inteligência, apego, linguagem, indisciplina e jogo. Destes, foram identificados dois núcleos de conteúdos: conceito e aluno de pedagogia, que indica de um lado, formas de apropriação dos conceitos teóricos e de outro os reflexos desses conceitos no pensamento do graduando. Estudos dessa natureza nos levam a refletir sobre a necessidade de se desenvolver estratégias de ensino que permitam reflexões mais aprofundadas sobre a relação entre teorias, a realidade escolar e o aluno. Ver menos
Pensamento de futuros professores : um olhar para os conteudos da psicologia advindo de seus diarios
Marcia Rigoldi Simões
Pensamento de futuros professores : um olhar para os conteudos da psicologia advindo de seus diarios
Marcia Rigoldi Simões
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra