Sem espaço, cem espaços
Luciane Martins Salado
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa31s
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
50f : il.
Orientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O tema central da presente pesquisa e compreender o espaço fisico enquanto condicionante da ação educacional com crianças de zero a seis anos, mais especificamente com de um a tres. Para tanto trataremos do embate entre o que as pesquisas sobre o tema apresentam e a realidade. Segundo a literatura...
Ver mais
O tema central da presente pesquisa e compreender o espaço fisico enquanto condicionante da ação educacional com crianças de zero a seis anos, mais especificamente com de um a tres. Para tanto trataremos do embate entre o que as pesquisas sobre o tema apresentam e a realidade. Segundo a literatura da area, ha a necessidade de se criar um ambiente que proporcione a interação entre adultos e crianças, um ambiente que registre as particularidades de sua comunidade e que seja o reflexo da cultura local. Trata-se de um estudo de caso em uma instituição de Educação Infantil na rede municipal de Campinas. Foram observados o ambiente e a forma como este e utilizado tanto pelas crianças como pelos adultos, entrevistou-se parcela das crianças que a freqüentam. Elaborou-se ainda um pequeno acervo de fotografias que registram o espaço. Os documentos da escola como por exemplo., o plano escolar., a planta e outros, tambem foram utilizados para compreender os em tornos do espaço educativo analisado. Primeiramente apresenta-se uma reflexão sobre a trajetória de experiências da pesquisadora e do primeiro embate que enfrentou perante a(s) concepção(ções) de infancia presentes no cotidiano da atuação pedagogica com a criança; em seguida a forma como o conflito entre a realidade e a concepção de infancia foram desvendados atraves de leituras sobre o tema. Posteriormente, descreve-se uma instituição de Educação Infantil da rede municipal de Campinas em "contraposição" à literatura da area no que diz respeito principalmente ao espaco fisico. Nos últimos capitulos descrevemos o percurso realizado pela professora na tentativa de compreender esse ambiente criando novos espaços num local que parecia oferecer pouoa ou quase nenhuma opção
Ver menos
Sem espaço, cem espaços
Luciane Martins Salado
Sem espaço, cem espaços
Luciane Martins Salado
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra