Buscando compreender as relações entre emoção e imaginação numa pratica de leitura
Cintia Estela P. Montanheiro
TCC
Português
TCC/UNICAMP M762b
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
46 f.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As relações existentes entre emoção e imaginação configuram um problema, que ainda e pouco estudado no ambito educacional. Isso devido ao fato da importância exagerada que se dá aos aspectos cognitivos, ênfase essa que näo é dada apenas no âmbito escolar, mas também na sociedade como um...
Ver mais
Resumo: As relações existentes entre emoção e imaginação configuram um problema, que ainda e pouco estudado no ambito educacional. Isso devido ao fato da importância exagerada que se dá aos aspectos cognitivos, ênfase essa que näo é dada apenas no âmbito escolar, mas também na sociedade como um todo, relegando, assim, as relações existentes entre os aspectos afetivos, motor, social e cognitivo, a segundo plano. Faz-se necessário olhar a sala de aula, ou melhor a escola e a Educação, de uma maneira diferenciada, ou seja, não apenas privilegiando o cognitivo, como se esse fosse o fator decisivo na conquista do conhecimento. É indiscutível que a instituição escolar tem um papel muito importante na formação do individuo, as experiências, os conhecimentos e tudo que e vivenciado dentro da escola, e por meio da escola, possuem um grande significado para o desenvolvimento social e afetivo da criançaSendo assim, a escola, e todos os sujeitos envolvidos nela, assumem um papel relevante no desenvolvimento infantil. A ausencia de uma educação que não reconheça a importância da emoção na sala de aula, segundo Almeida (1999), traz prejuízos para a ação pedagogica, pois suas conseqüências atingem não somente o professor, mas também, e principalmente, o aluno. Tornando-se assim necessário que nos cursos de formação de professores haja uma maior preocupação com o estudo das emoções e também da imaginação, assim como hã uma preocupação constante com a cognição, com a aquisição do conhecimento, para que nos, futuros pedagogos, sejamos capazes de saber enfrentar as diversas situações, que envolvem o aspecto emocional, que ocorrem na sala de aula. A partir de uma experiência vivenciada por sujeitos envolvidos em um projeto de incentivo a leitura foi possível vivenciar e perceber a importãncia da imaginação, e da emoção e a sua relação com o conhecimento no contexto escolar. Situações que serão aqui narradas, discutidas e analisadas a luz da perspectiva Historico Social, de Wallon e Vvgostsky pretendem trazer a tona a importância da emoção e da imaginação no desenvolvimento da criança
Ver menos
Abstrac: Not informed
Buscando compreender as relações entre emoção e imaginação numa pratica de leitura
Cintia Estela P. Montanheiro
Buscando compreender as relações entre emoção e imaginação numa pratica de leitura
Cintia Estela P. Montanheiro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra