Políticas públicas educacionais e sua implementação no governo democrático e popular em Campinas durante os anos de 2001 e 2002
Priscila Capeli
TCC
Português
TCC/UNICAMP C171p
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
47 f.
Orientador: Luis Henrique Aguilar
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A gestão do Partido dos Trabalhadores no municipio de Campinas, iniciada em 2001, apresentou e defendeu em seu Programa de Governo uma concepção de educação diferenciada e contrária à articulada pelo projeto neoliberal. É exatamente esse o objetivo de estudo dessa pesquisa: discutir as...
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Resumo: A gestão do Partido dos Trabalhadores no municipio de Campinas, iniciada em 2001, apresentou e defendeu em seu Programa de Governo uma concepção de educação diferenciada e contrária à articulada pelo projeto neoliberal. É exatamente esse o objetivo de estudo dessa pesquisa: discutir as politicas públicas educacionais e sua implementação na gestão do Governo "Democrático e Popular" em Campinas durante os anos de 2001-2002. O interesse da pesquisadora por essa análise foi constituído por duas razões: a atuação como profissional da Rede Municipal de Educação desse município (professora substituta do terceiro ano do Ensino Fundamental, durante o período de 06 de fevereiro de 2002 à 16 de agosto de 2002) exigiu-lhe conhecimentos do aspecto macro da educação para determinados posicionamentos em determinadas discussões; alem disso interessava-lhe a análise da retomada, especificamente no campo educacional, de uma administração do Partido apos uma no processo de redemocratização (1989-1991). A delimitação desse tempo para a pesquisa - anos de 2001 e 2002 - foi necessaria exatamente pela razão de que a pesquisadora estava em processo de conclusão de seu Curso de Pedagogia no segundo ano da gestão petista em Campinas. Para analisarmos e discutirmos as politicas públicas educacionais durante os dois primeiros anos da gestão do Governo "Democrático e Popular" em Campinas, foi necessário inicialmente compreender o neoliberalismo e suas implicações na formulação das politicas públicas educacionais nacionais, pois, conforme registrado no Programa de Governo, a gestão concebe a educação a partir de um referencial contrário ao do projeto neoliberal? Se para o projeto neoliberal a educação tanto deve ser organizada conforme as necessidades do mercado como deve satisfazë-las, o Governo "Democrático e Popular" a define como um instrumento de emancipação. Neste sentido, a pesquisa analisa as políticas públicas educacionais elaboradas pelo governo petista no ârnbito municipal segundo os princípios definidos no Programa de Governo e o processo de implementação
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