O livro didatico como insumo na aula de lingua estrangeira (ingles) na escola publica
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C765L
Campinas, SP : [s.n.], 1990.
2v.
Orientador : Jose Carlos Paes de Almeida Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagem
Resumo: Esta pesquisa analisa características pertinentes ao procede construí do insumo no cenário formal da sala de aula de língua estrangeira (lE). Considerando que a aula de lE se constitui como a dica oportunidade de contato dos alunos com a língua alvo (l-alvo), e que a principal fonte de...
Resumo: Esta pesquisa analisa características pertinentes ao procede construí do insumo no cenário formal da sala de aula de língua estrangeira (lE). Considerando que a aula de lE se constitui como a dica oportunidade de contato dos alunos com a língua alvo (l-alvo), e que a principal fonte de conteúdo, em termos de amostras da l-alvo. o livro didático (lD), analisamos tres livros didáticos nacionais utilizados nas quatro ditimas s.ries do primeiro grau na escola publica, estadual e municipal, para a disciplina lEH, especificamente a língua inglesa. O foco principal de analise . o processo de construção do insumo a partir de dados coletados em aulas de LE, nas quais verificou-se ora a ocorrência, ora a ausência, de características pertinentes ao insumo, levantadas a partir de um acabou o teórico específico. Obtivemos um quadro de categorias, formalizadas diante da analise dos livros em si mesmos e das aulas observadas, que permitem caracterizar o insumo no processo de ensino/aprendizagem de lE nas aulas da escola publica, a priori, ou em outras situa~5es de ensino formal. Esperamos contribuir com um instrumental de analise de livros didáticos, elaborado a partir da teoria e das verifica- se junto à prática pedagógica existente nas escolas, e com parâmetros de avaliação do processo de construção e fornecimento de insumo favorável à aprendizagem e, eventualmente à aquisição de uma em cenário de ensino formal
O exemplar da FE pertence a Coleção de Teses sobre o Livro Didático