Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
Simone Bueno Borges Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38f
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
161p. : il.
Orientador: Angela Kleiman
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a leitura que duas professoras alfabetizadoras fazem dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é contribuir para a mudança da representação da...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a leitura que duas professoras alfabetizadoras fazem dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é contribuir para a mudança da representação da professora alfabetizadora que, nos últimos tempos tem sido, de maneira arbitrária, considerada uma profissional pouco competente. Para cumprir nossos objetivos desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de base fortalecedora, cuja principal característica é, conforme sugere o nome, o fortalecimento da comunidade pesquisada. Desenvolvemos, então, um estudo de casos em duas díades de leitura em que uma alfabetizadora e a pesquisadora liam e discutiam os PCN. A seleção desse objeto de leitura atendeu a preferência das professoras que tinham como urgência compreender os Parâmetros. Para analisar os dados, comparamos a leitura dos conceitos da área da linguagem feita pelas professoras com o texto propriamente em que eles foram definidos. Assim, tomamos como objeto de análise tanto as leituras e comentários sobre o texto feitos pelas professoras quanto o próprio texto dos PCN. Os dois objetos de análise nos permitiram comparar os problemas de leitura das professoras aos problemas de textualidade do documento
Ver menos
Abstract: This research presents a discussion about the reading of Portuguese Language Curriculum Parameters (¿Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa ¿ PCN¿), to the teaching of the ftrst and second cycles of the fundamental teaching, done by two teachers. The principal goal of this study is...
Ver mais
Abstract: This research presents a discussion about the reading of Portuguese Language Curriculum Parameters (¿Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa ¿ PCN¿), to the teaching of the ftrst and second cycles of the fundamental teaching, done by two teachers. The principal goal of this study is to contribute for the changing of teacher represetantion that in the last years has been, in an arbitrary way, considered to be very little competent professionally. To fulfil ours objectives we developed a empowering qualitative research, which the principal characteristic is, as suggest the name of this research tendency, the empowerment of the researched community. We developed, than, a case study of reading in two pairs in which one teacher and the research herself read and discussed the PCN. The selection of this object of reading was done by the teachers involved in, that had urgency, as they assumed, in constructing the Parameters comprehension. To analyse the data we compared the reading of concepts of language area done by the teachers with the base-text (PCN) where this concepts were defined. We took, then, as analysis object the reading and comments about text done by the teachers and the PCN text itself. Both analysis objects allowed us comparing the problems of the teacher¿s reading and the textuality problems found in the document
Ver menos
Kleiman, Angela, 1945-
Orientador
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Avaliador
Signorini, Inês, 1951-
Avaliador
Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
Avaliador
Ribeiro, Vera Masagão
Avaliador
Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Avaliador
Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
Avaliador
Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
Simone Bueno Borges Silva
Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
Simone Bueno Borges Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra