A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
Ricardo Leite Camargo
TESE
Português
Broch
T/UNICAMP C14i
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
261p. : il.
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar se uma intervenção segundo os moldes abaixo apresentados, poderia favorecer a construção das estruturas lógicas elementares em crianças da primeira fase do ciclo básico. A intervenção realizada apresentou três características específicas, sendo que...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar se uma intervenção segundo os moldes abaixo apresentados, poderia favorecer a construção das estruturas lógicas elementares em crianças da primeira fase do ciclo básico. A intervenção realizada apresentou três características específicas, sendo que as duas primeiras a diferenciam das intervenções encontradas em outros trabalhos: 1) foi desenvolvida pelo pesquisador que atuou junto a uma classe toda como um segundo professor, contando com a presença e, por vezes a participação da professora da turma; 2) ocorreu no horário regular das aulas, em encontros com 1 :40h de duração, os quais se deram durante 5 meses, três vezes por semana; 3) teve como estratégia o uso de jogos e atividades específicas para a construção das estruturas lógicas elementares. Para proceder a esta verificação foram avaliados dois grupos de crianças que compuseram o grupo-controle e o grupo experimental. O grupo experimental participou da intervenção mencionada, indicando consideráveis avanços na construção das estruturas lógicas elementares distanciando-se assim dos resultados encontrados no grupo controle e no pré-teste do grupo experimental. Considerou-se, portanto, que a intervenção pedagógica, realizada nos moldes acima mencionados pode favorecer a construção das estruturas lógicas elementares em crianças da primeira fase do ciclo básico
Ver menos
Abstract: The purpose of this research project has been to verify if an intervention according to the pattern presented below would aid in the elaboration of elementary logical structures in children of primary school grades. The intervention carried out had three specific features, of which the...
Ver mais
Abstract: The purpose of this research project has been to verify if an intervention according to the pattern presented below would aid in the elaboration of elementary logical structures in children of primary school grades. The intervention carried out had three specific features, of which the first two distinguished it from interventions identified in other projects: 1) it was developed by the researcher who worked with an entire class as the second teacher, along with the presence, and at times, participation of the class's main teacher; 2) it took place during the normal class hours, in sessions of 1 hour and 40 minutes duration, over a period of 5 months, three times a week; 3) it used a strategy of games and specific activities to build the elementary logical structures. The verification was carried out by evaluating two groups of children that made up the control-group and the experimental group. The experimental group participated in the above mentioned intervention, showing considerable advances in the elaboration of elementary logical structures, and creating a distance in this way from the results found in the control-group and in the pretest of the experimental group. The conclusion, therefore, was that pedagogical intervention, carried out according to the pattern above mentioned, could aid in the elaboration of elementary logical structures in children of primary school grades
Ver menos
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
Ricardo Leite Camargo
A intervenção pedagogica e o desenvolvimento do raciocinio logico : o uso de jogos e atividades especificas para a construção das estruturas logicas elementares
Ricardo Leite Camargo
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra