No tear de palas : imaginação e genio no seculo XVIII : uma introdução
Enid Abreu Dobranszky
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP D655n
Campinas, SP : [s.n.], 1991.
481f.
Orientador : Joaquim Brasil Fontes
Tese (doutorado)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As transformações porque passaram os conceitos de imaginação e gênio no século XVIII pré-kantiano embora possam ser vistas como prenunciadoras dos sentidos de que viriam a se revestir do século XIX. possuíram uma feição própria, conformada pelas premissas epistemológicas prevalecentes nos...
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Resumo: As transformações porque passaram os conceitos de imaginação e gênio no século XVIII pré-kantiano embora possam ser vistas como prenunciadoras dos sentidos de que viriam a se revestir do século XIX. possuíram uma feição própria, conformada pelas premissas epistemológicas prevalecentes nos setecentos, o exame desses pressupostos revela o filósofo e crítico Diderot como uma de suas figuras mais instigantes em sua busca das bases que fundamentam a arte. Foram mui tos os caminhos pelos quais gênio e imaginação se tornaram as palavras-chave do movimento romântico. Esta tese examina a via original tomada pelo filósofo francês: a do materialismo vitalista, na encruzilhada entre razão e emoção, o resultado desse embate foi a desestabilização do conceito de arte como imitação e, portanto, a abertura de mais uma brecha no edifício clássico. acelerando o surgimento da concepção de arte como expressão
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