O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P267a
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
179p. : il.
Orientador: Gislene de Campos Oliveira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o autoconceito de crianças com e sem indícios de dificuldades de aprendizagem, inseridas no Regime de Progressão Continuada do Ensino Fundamental do estado de São Paulo. Uma das justificativas apresentadas quando da criação desse sistema foi que ele...
Ver mais
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o autoconceito de crianças com e sem indícios de dificuldades de aprendizagem, inseridas no Regime de Progressão Continuada do Ensino Fundamental do estado de São Paulo. Uma das justificativas apresentadas quando da criação desse sistema foi que ele deixaria de contribuir para o rebaixamento da auto-estimado aluno, uma vez que a reprovação anual foi abolida. Entre as 187 crianças da amostra, o autoconceito apresentou-se com a média mais baixa entre as crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem (50,3%). Os autoconceitos escolar e pessoal foram identificados como os mais baixos e o auto conceito familiar apresentou médias mais altas entre as crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem. Identificou-se também que o maior número de crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem encontravam-se nas quartas séries (65,8%) e na habilidade de leitura (58,8%). Com base nos dados obtidos, pudemos verificar que o autoconceito apresentou relação significativa com as dificuldades de aprendizagem, e que, para contribuir para a melhoria do ensino, evitando o. rebaixamento da auto-estima dos alunos, é importante entender as dificuldades de aprendizagem
Ver menos
Abstract: The aim of this study was to verify the self-concept of children with and without indications of learning difficulties, inserted in the Sao Paulo State Fundamental School Regimen of Continued Progression. One of the presented justifications when of the creation of this system, it was that...
Ver mais
Abstract: The aim of this study was to verify the self-concept of children with and without indications of learning difficulties, inserted in the Sao Paulo State Fundamental School Regimen of Continued Progression. One of the presented justifications when of the creation of this system, it was that it would leave to contribute for the degradation of students' self-esteem, considering that the annual reprobation was abolished. In the sample of 187 children, the self-concept presented the lowest average on those with indications of learning difficulties (50.3%). The scholar and personal self-concepts were found as the lowest and the familiar self-concept as the highest average on the group with indications of learning difficulties. The largest number of children with the indications of learning difficulties was found on the fourth series (65.8%), and in the reading ability (58.8%). Based in the obtained data, we could verify that the self-concept presented significant relation with the learning difficulties, and to contribute to the improvement of the education, avoiding the degradation of the students' self-esteem, is important to understand the learning difficulties
Ver menos
Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Orientador
Ambrosano, Gláucia Maria Bovi, 1960-
Avaliador
Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Avaliador
Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Avaliador
Fini, Lucila Diehl Tolaine, 1945-
Avaliador
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
Silvia Maria Riceto Ronchim Passeri
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra