Analise de uma proposta para o ensino de psicologia no 2 grau
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B851a
[Analysis of a proposal for the teaching of Psychology at high school]
Campinas, SP : [s.n.], 1991.
141f.
Orientador: Maria Ines Fini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem por escopo analisar os desdobramentos, na rede de ensino público, da Proposta Emancipadora para o ensino de Psicologia no 2º grau (1986), com base em depoimentos de seus autores, que representavam o Conselho Regional de Psicologia - 6a. Região, o Sindicato dos Psicólogos e...
Resumo: Este trabalho tem por escopo analisar os desdobramentos, na rede de ensino público, da Proposta Emancipadora para o ensino de Psicologia no 2º grau (1986), com base em depoimentos de seus autores, que representavam o Conselho Regional de Psicologia - 6a. Região, o Sindicato dos Psicólogos e a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação, do Estado de São Paulo. Pretende, com isto, (a) reavivar o debate sobre a reintodução de disciplinas de Ciências Humanas em geral, e de Psicologia em particular na Escola Secundária, (b) discutir a universidade na formação do pessoal docente destinado à escola de 2º grau e (c) contribuir para a discussão da política educacional relativa ao ensino secundário, público e gratuito, neste momento de redefinição
Abstract: This is an attempt at analyzing the developments, in the State of Paulo official school system, of an ¿Emancipating Proposal¿ for the teaching of Psychology at high school (1986), based on statements by its authors, who represented the Regional Council of Psychology, the Psychologists'...
Abstract: This is an attempt at analyzing the developments, in the State of Paulo official school system, of an ¿Emancipating Proposal¿ for the teaching of Psychology at high school (1986), based on statements by its authors, who represented the Regional Council of Psychology, the Psychologists' Union, and the Education Department, of São Paulo. It thus intends to (a) stimulate the debate on the reintroduction of Human Sciences, mainly of Psychology, in high school, (b) discuss the university's role in forming teachers for the task, and (c) contributte to the discussion of the educational policy concerned with free and public secondary education at a time at redefinition