Campanha de saude ocular "olho no olho" : percepções de pais e educadores, Maceio-Brasil, 2000
Sheila Mota Cavalcante
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C314c
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
209 p. : il.
Orientadores: Newton Kara Jose, Edmea Rita Temporini Nastari
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: Avaliou-se Campanha de saúde ocular dirigida aos escolares (Olho no Olho -2000), na perspectiva dos pais dos escolares da 1ª série do ensino fundamental, e dos educadores das escolas públicas estaduais envolvidas, na cidade de Maceió/AL. Realizou-se estudo analítico transversal a respeito...
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Resumo: Avaliou-se Campanha de saúde ocular dirigida aos escolares (Olho no Olho -2000), na perspectiva dos pais dos escolares da 1ª série do ensino fundamental, e dos educadores das escolas públicas estaduais envolvidas, na cidade de Maceió/AL. Realizou-se estudo analítico transversal a respeito das etapas da Campanha e aspectos sociais dos entrevistados, divididos em três grupos: o grupo I constituído por 263 pais dos escolares, escolhidos por amostra aleatória, de um universo de 1996 crianças encaminhadas à consulta médica, após triagem; o grupo II constituído por 141 professores, escolhidos por amostra aleatória de uma população de 364 professores desses escolares; o grupo III constituído por 62 diretores encontrados de uma população de 72 diretores das escolas participantes da Campanha. Na amostra do grupo I, observou-se alto índice de comparecimento dos escolares à consulta (89,35%) e dos seus responsáveis conduzindo-os (82,98% dos que compareceram). As consultas foram realizadas em mutirões em escolas (82,13%), mutirões no Hospital Universitário (15,74%) e em consultórios dos médicos (2,13%), tendo sido aprovada pelos pais a forma de mutirões nas escolas. A população alvo da Campanha apresenta baixo nível econômico e de escolaridade. O principal motivo para o não comparecimento dos escolares à consulta foi a falta de dinheiro para o transporte, referida em 28,57%. A informação sobre a prescrição de óculos foi relativamente bem compreendida (73,85%). A entrega dos óculos foi satisfatória, segundo os pais (87,39% os receberam, 65,77% sem demora e 69,07% dos escolares gostaram dos óculos). Observou-se expressivo número de crianças usando os óculos à época da entrevista (79,38%), 8-10 meses após a consulta. A demora na entrega dos óculos e o uso de óculos pelos entrevistados não influenciaram no uso dos óculos pelos escolares. Os professores e diretores aprovaram o material distribuído e o treinamento recebido, contudo dificuldades foram apontadas: a falta de colaboração dos alunos e de um especialista para a aplicação do teste de triagem. Houve relação direta entre o treinamento considerado bom e a ausência de dificuldades durante a triagem. Professores e diretores gostaram de participar da Campanha, porém os professores demonstraram insatisfação quanto a sua função (triagem). Observado grande aceitação da Campanha por parte dos pais e educadores envolvidos
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Abstract: A Ocular Health Campaign for school children ("Eye to Eye - 2000") was evaluated regarding the parents' and educators' perspective, of first year of elementary school students in public state schools in Maceió (AL). A transversal ana1ytical study was carried out with data from the stages...
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Abstract: A Ocular Health Campaign for school children ("Eye to Eye - 2000") was evaluated regarding the parents' and educators' perspective, of first year of elementary school students in public state schools in Maceió (AL). A transversal ana1ytical study was carried out with data from the stages of the campaign and social aspects of the people interviewed, through questionnairies that were submitted to three groups. Group 1 was formed by 263 students' parents, chosen random1y from 1996 children that were referred to medical examination after screening. In group 2 were 141 teachers, chosen random1y from a population of 364 teachers from these schools. Group 3 was formed by 62 school principals, from participating schools. In the sample from group 1 there was a high index of student attendance to medical examination (89,35%), and 82,98% of the responsible adults took them to the tests. Exarninations were done mostly through "working bee" in schools (82,13%), and were approved by parents. The target population for this campaign has low economic level and literacy rate. The main reason for student absence was lack of money for transportation (28,57%). Information about eyeglass prescription was reasonably understood (73,85%). Eyeglass delivery was satisfactory, according to parents (87,39% received them; 65,77% without delay and 69,07% of students liked their eyeglasses). A considerable number of children (79,38%) were using glasses at the time of the interview. The delay in delivering the glasses and use of eyeglasses by the people interviewed did not influence use of glasses by students. Teachers and principals approved the printed material and training, although some difficulties were pointed out: 1ack of collaboration from students, and lack of a specialist to perform the screening test. There was a direct relationship between good training and the absence of difficulties during screening. Teachers and principals liked to be part of the campaign, but teachers weren't satisfied with their assignment (screening). The campaign was greatly accepted by parents and educators
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Campanha de saude ocular "olho no olho" : percepções de pais e educadores, Maceio-Brasil, 2000
Sheila Mota Cavalcante
Campanha de saude ocular "olho no olho" : percepções de pais e educadores, Maceio-Brasil, 2000
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