O ensino de ciencias sob a perspectiva de criatividade : uma analise fenomenologica
TESE
Português
T/UNICAMP C253e
Campinas, SP : [s.n.], 1991.
302f.
Orientadores: Joel Martins e Carlos A. Arguello
Tese (doutorado) - Universidade Estadualde Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Com ênfase à criatividade, neste trabalho interroguei o fenômeno "Ensino de Ciências", vivenciado por professores da rede municipal de ensino de Campinas. Através da análise ideográfica de discursos obtidos por entrevistas e da análise nomotética onde convergências e divergências entre os...
Resumo: Com ênfase à criatividade, neste trabalho interroguei o fenômeno "Ensino de Ciências", vivenciado por professores da rede municipal de ensino de Campinas. Através da análise ideográfica de discursos obtidos por entrevistas e da análise nomotética onde convergências e divergências entre os discursos foram explicitadas, foram possíveis a reflexão e a aproximação à compreensão do fenômeno interrogado. A má formação dos professores, a falta de sintonia entre partes do sistema educacional refletindo no trabalho em sala de aula, o não entendimento da ciência como processo e a falta de abertura de possibilidades que permitam a expressão e a manifestação criativa dos alunos são alguns dos aspectos deste fenômeno, que foram desocultados no presente trabalho