Estudo da relação entre a representação grafica da quantidade e o desenvolvimento cognitivo
Adriana Maria Corder Molinari
DISSERTAÇÃO
r d
T/UNICAMP M733e
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
109p. : il.
Orientador: Carlos Alberto Vidal França
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo desta dissertação é verificar as formas de escrita utilizadas por crianças para representar as quantidades numéricas em um ambiente externo à sala de aula. Fundamentado na teoria de Jean Piaget referente à construção do conhecimento, este trabalho investiga a relação entre a...
Ver mais
Resumo: O objetivo desta dissertação é verificar as formas de escrita utilizadas por crianças para representar as quantidades numéricas em um ambiente externo à sala de aula. Fundamentado na teoria de Jean Piaget referente à construção do conhecimento, este trabalho investiga a relação entre a representação numérica e o nível de desenvolvimento cognitivo do sujeito. O estudo empírico foi realizado com um grupo de cinqüenta crianças entre seis e dez anos de idade em distintos estágios de desenvolvimento, por meio do emprego do método do exame clínico para avaliação diagnóstica de comportamento operatório e da resolução de situações-problema que requeriam a utilização de grafias. Os resultados indicaram uma diversidade de manifestações do grafismo numérico nas várias etapas do desenvolvimento. As representações das crianças variaram do desenho à escrita do número, independentemente do nível cognitivo. Abstract: The dissertation aims to verify the written patterns utilized by children to represent numerals quantities in school external environment. Based upon Jean Piaget knowledge construction theory this study investigates the relationship between numeric representation and the level of children's cognitive development . The empirical study made a systematic examination of a six to ten years old group of fifty children at different development stages utilizing clinical methods to diagnose their operative behavior and their problem-situations solving strategies using graphic symbols. The results made evident the use of a diversity of numerical graphic symbols in all children development stages. They showed a variety of representations covering from drawing to number writing without relation with the children cognitive level
Ver menos
Aberto
Estudo da relação entre a representação grafica da quantidade e o desenvolvimento cognitivo
Adriana Maria Corder Molinari
Estudo da relação entre a representação grafica da quantidade e o desenvolvimento cognitivo
Adriana Maria Corder Molinari
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra