Representações iconograficas em livros didaticos de historia
João Batista Gonçalves Bueno
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B862r
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
167 p. : il.
Orientador: Maria Carolina Boverio Galzerani
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Faço uma primeira aproximação com a história do livro didático, buscando dar visibilidade e explicitar com maior clareza o uso de imagens em livros didáticos de história. Neste caso, procuro desvendar para o leitor, formas e práticas de leitura iconográficas que ocorreram no final do século...
Ver mais
Resumo: Faço uma primeira aproximação com a história do livro didático, buscando dar visibilidade e explicitar com maior clareza o uso de imagens em livros didáticos de história. Neste caso, procuro desvendar para o leitor, formas e práticas de leitura iconográficas que ocorreram no final do século XIX comparando-as com as práticas de leitura de imagem do final do século XX. É importante destacar que trabalho as metodologias utilizadas para realizar as análises iconograficas. Bem como, traço um panorama que procura desvendar o estado das pesquisas que focalizam os temas sobre livros didáticos e sobre as ilustrações nos livros no Brasil. A partir do estudo teórico parto para as análises de livros didáticos de história, um do final do século XIX, um do início do século XX e um do final do século XX. Faço portanto, uma análise das diferentes práticas de leitura iconográfica indicadas por esses documentos. Finalmente faço considerações, que buscam propor a professores e alunos, formas de leitura de imagens como documento histórico e que podem ser aplicadas no meio escolar
Ver menos
Abstract: I make a flfst approach with the history of the didactic book, searching to give visibility and to explain with bigger clarity the use of images in didactic books of history. In this in case that, I look to unrnask for the reader, iconographic practical fonns and reading that had occurred...
Ver mais
Abstract: I make a flfst approach with the history of the didactic book, searching to give visibility and to explain with bigger clarity the use of images in didactic books of history. In this in case that, I look to unrnask for the reader, iconographic practical fonns and reading that had occurred in the end of century XIX comparing them with the practical ones reading image of the end of century xx. It is important to detach that work the used methodologies to carry through the iconographic analyses. As well as, trace a panorama that it looks to unmask the state of the research that focuses the subjects on didactic books and illustrations in books in Brazil. From the theoretical study history I go on to the didactic book analyses of history, one of the end of century XIX, one of the beginning of century XX and one of the end of century xx. I make therefore, an analysis of different the practical ones of iconographic reading indicated by these documents. Finally I make consideration, that they search to consider the professors and student, forros of reading of images as historical document and that they can be applied in the halfpertaining to school
Ver menos
Representações iconograficas em livros didaticos de historia
João Batista Gonçalves Bueno
Representações iconograficas em livros didaticos de historia
João Batista Gonçalves Bueno
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra