David Cronenberg : extremos da visibilidade
Caio Aguilar Fernandes
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP F391d
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
146p. : il.
Orientador: Lucia Nagib
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: O presente trabalho analisa cinco filmes escritos e dirigidos pelo cineasta canadense David Cronenberg: Calafrios (Shivers, Canadá, 1975); Enraivecida, na fúria do sexo (Rabid, Canadá, 1976); Os filhos do medo (The Brood, Canadá, 1979); Scanners, sua mente pode destruir (Scanners, Canadá,...
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Resumo: O presente trabalho analisa cinco filmes escritos e dirigidos pelo cineasta canadense David Cronenberg: Calafrios (Shivers, Canadá, 1975); Enraivecida, na fúria do sexo (Rabid, Canadá, 1976); Os filhos do medo (The Brood, Canadá, 1979); Scanners, sua mente pode destruir (Scanners, Canadá, 1980) e Videodrome, a síndrome do vídeo (Videodrome, Canadá, 1982). Segundo entendemos, esses filmes concentram as principais obsessões do diretor, delineando seus traços autorais: o corpo humano como espaço de manifestação do horror, a ciência como instrumento de modificação/destruição e a intensa visibilidade dada à essas mesmas mutações corporais. Isto significa pensar a poética ou política da carne em Cronenberg: os deslocamentos dos órgãos humanos ao longo do corpo, o mito de Frankenstein atualizado e os limites do visível apresentados em sua obra. Nesse sentido, o cinema de Cronenberg ultrapassa as limitações do filme de gênero em função de sua organicidade imagética e temática, a qual articula de forma coerente o horror, suas causas e formas de manifestação. Ao mesmo tempo, seus filmes podem também ser interpretados como uma metáfora da própria condição pós-moderna
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Abstract: Not informed.
David Cronenberg : extremos da visibilidade
Caio Aguilar Fernandes
David Cronenberg : extremos da visibilidade
Caio Aguilar Fernandes
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Nº de exemplares: 2
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