A consolidação da republica no Piaui : atores e projetos
Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G586c
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
229 p.
Orientador: Decio Azevedo Marques de Saes
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: O estoicismo buscou derivar a moralidade de uma tendência primitiva, a oikeíosis, presente em todos os seres animados. Biologicamente essa tendência se manifesta como um instinto de conservação presidindo o comportamento; psicologicamente ela se apresenta como um amor-de-si em virtude do...
Ver mais
Resumo: O estoicismo buscou derivar a moralidade de uma tendência primitiva, a oikeíosis, presente em todos os seres animados. Biologicamente essa tendência se manifesta como um instinto de conservação presidindo o comportamento; psicologicamente ela se apresenta como um amor-de-si em virtude do qual cada ser não tem nada de mais querido que si mesmo. Tal tendência é profundamente transformada quando aparece, no homem, um princípio que vai lhe distinguir essencialmente de todos os outros seres e lhe conferir sua especificidade: a razão - a partir de então será a si mesmo enquanto ser racional e não mais enquanto animal que o homem está apropriado. É esta razão que funda toda sua atividade cognitiva e, igualmente, seu agir moral. O ato moral decorre, com efeito, do conhecimento e a virtude é definida como um saber. Sem sair da esfera da natureza, já que a razão é imanente à natureza, penetramos assim na esfera da moralidade e vemos se delinear o fim último que a tendência, interiormente transformada pelo advento da razão, deve se propor: "a vida conforme à natureza, isto é, segundo a virtude", ou, segundo ainda uma precisão dada por Crísipo: "viver segundo a virtude equivale a viver conforme à experiência das coisas que acontecem naturalmente"; ele acrescenta que por
natureza "é preciso entender tanto aquela que é própria do homem quanto a do Todo". Definida como um saber a virtude se especifica nas quatro virtudes fundamentais ou cardeais: a prudência, a justiça, a coragem e a temperança - elas próprias subdivididas
em uma quantidade de virtudes particulares -, mas que são, na realidade, inseparáveis e formam um corpo indissolúvel: nenhuma pode se realizar sem arrastar todas as outras consigo. Tendo consciência da fragilidade, ocasionada pela precariedades das fontes, que pode apresentar a tentativa de reconstrução teórica de uma moral que buscava se afirmar sob uma concepção de totalidade orgânica, o objetivo deste trabalho é de tentar dar conta da noção de virtude e de seu lugar no conjunto da doutrina estóica Ver menos
natureza "é preciso entender tanto aquela que é própria do homem quanto a do Todo". Definida como um saber a virtude se especifica nas quatro virtudes fundamentais ou cardeais: a prudência, a justiça, a coragem e a temperança - elas próprias subdivididas
em uma quantidade de virtudes particulares -, mas que são, na realidade, inseparáveis e formam um corpo indissolúvel: nenhuma pode se realizar sem arrastar todas as outras consigo. Tendo consciência da fragilidade, ocasionada pela precariedades das fontes, que pode apresentar a tentativa de reconstrução teórica de uma moral que buscava se afirmar sob uma concepção de totalidade orgânica, o objetivo deste trabalho é de tentar dar conta da noção de virtude e de seu lugar no conjunto da doutrina estóica Ver menos
Abstract: The aim of the present dissertation is to analyse the piauiense polítics during the old republíc period, considering the consolídation of the republíc as a fundamental data to mobilíze the classes and their fractions around their polítical and economic projects. Refudet, in this study, the...
Ver mais
Abstract: The aim of the present dissertation is to analyse the piauiense polítics during the old republíc period, considering the consolídation of the republíc as a fundamental data to mobilíze the classes and their fractions around their polítical and economic projects. Refudet, in this study, the interpretations belíeved to originate from relationships as determining of politic decisions. Quite contrary, the analysis of the power problematic during the old piauiense republic. Reston social classes, ruling class fractions and block, according to Nicos Poulantzas. This author claims that one fraction class becomes hegemonic as long as its more substantive economic interests are answered satisfactorily. This boarding permits the analysis of polítical perfomace of different class fractions of
the rulíng class into rulíng block. In the piauiense case, during the period studied, is asserted that there are two dominant class fractions-the great landowners and the great merchants-who fight for hegemony. This dispute reveals the situation: the great landowners, the first to be hegemonic loose to the great merchants. The rigidity of social and economic structures associated to low division degree of social work originatesthe multiple face bourgeas (MFB),this symbioticpolítica! economicactor represents the dispositionchange whichcomes from this process Ver menos
the rulíng class into rulíng block. In the piauiense case, during the period studied, is asserted that there are two dominant class fractions-the great landowners and the great merchants-who fight for hegemony. This dispute reveals the situation: the great landowners, the first to be hegemonic loose to the great merchants. The rigidity of social and economic structures associated to low division degree of social work originatesthe multiple face bourgeas (MFB),this symbioticpolítica! economicactor represents the dispositionchange whichcomes from this process Ver menos
Saes, Décio Azevedo Marques de, 1942-
Orientador
Rego, Rubem Murilo Leão, 1943-
Avaliador
A consolidação da republica no Piaui : atores e projetos
Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves
A consolidação da republica no Piaui : atores e projetos
Francisco Williams de Assis Soares Gonçalves
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra