Proposta e analise de uma metodologia para avaliação do desempenho tecnico de perfumes
Elaine Cristine Guerra
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G937p
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
81f. : il.
Orientador: Maria Aparecida A. P. da Silva
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Resumo: Este estudo teve como objetivo propor e analisar uma metodologia, que através da análise sensorial, avaliasse o desempenho técnico de perfumes. Os parâmetros que produzem maior impacto neste desempenho são: perfil tempo-intensidade e substantividade. A área de cosméticos ainda carece de...
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Resumo: Este estudo teve como objetivo propor e analisar uma metodologia, que através da análise sensorial, avaliasse o desempenho técnico de perfumes. Os parâmetros que produzem maior impacto neste desempenho são: perfil tempo-intensidade e substantividade. A área de cosméticos ainda carece de metodologias sensoriais específicas, principalmente no segmento de perfumes. Desta forma, a metodologia foi desenvolvida contemplando as seguintes etapas: i) Seleção dos Julgadores, ii) Treinamento em Perfumaria, iii) Treinamento Olfativo, iv) Estímulos, v) Procedimento e vi) Análise dos dados. Para a mensuração das medidas sensoriais utilizou-se uma escala de magnitude rotulada (Label Magnitude Scale - LMS). Para avaliar o desempenho da metodologia, quatro amostras de perfumes foram avaliadas. Os resultados relativos ao perfil tempo-intensidade foram analisados através de uma análise de variância (ANOV A). Para a predição da substantividade das amostras utilizou-se um modelo de regressão linear simples. Dentre o grupo de perfumes avaliado, uma das amostras apresentou superioridade em seu desempenho técnico nos parâmetros estudados. De maneira geral, os resultados obtidos indicaram um bom desempenho da metodologia proposta. Este trabalho é de grande importância para ampliação da utilização da análise sensorial na indústria cosmética no segmento de perfumes, pois fornece parâmetros úteis para subsidiar a análise e o controle de importantes dimensões de qualidade de perfumes, possibilitando, por exemplo, ao fabricante de perfumes maiores chances de sucesso no desenvolvimento e lançamento de um novo produto no mercado
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Abstract: The purpose of this study is to propose and analyze a type of methodology based on sensorial analysis in order to evaluate the performance of perfumes. The parameters that produce greater impact on the performance are: profile time-intensity and the lasting. The cosmetic area still lacks...
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Abstract: The purpose of this study is to propose and analyze a type of methodology based on sensorial analysis in order to evaluate the performance of perfumes. The parameters that produce greater impact on the performance are: profile time-intensity and the lasting. The cosmetic area still lacks specific sensory methodologies, mainly in the evaluation of specific attributes of categories of products, such as: perfumes. That way, a methodology was developed contemplating the following stages: i) Election of the judges, ii) Training about Perfumery, iii) Olfactory Training, iv) Stimulus, v) Procedure and vi) Statistical Analysis. The measuring of the sensorial measures was done by using a label of magnitude scale (LMS). In order to evaluate the performance of the methodology, four samples of perfumes were evaluated. The results related to the profile time-intensity were analyzed by a variance analysis (ANOV A). For the prediction of the lasting of the samples, a model of simple linear regression was used. Among the selection of perfumes that were analyzed, one of the samples presented superior technical performance in the parameters studied. In general the results obtained indicated a good performance of the proposed methodology. This study is of great importance for the spreading of the use of sensorial analysis in the cosmetic industry in the segment of perfumes as it gives useful parameters to subsidize the analysis and the control of important dimensions of perfume quality which would allow the manufacturer of perfumes higher chances of success in developing and launching a new product in the market
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Proposta e analise de uma metodologia para avaliação do desempenho tecnico de perfumes
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