As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
Erminia Silva
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Si38m
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
370p. : il.
Orientador : Silvia Hunold Lara
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Neste trabalho pesquisa-se o processo de produção e organização da teatralidade circense expressa pela confonnação do circo-teatro, no Brasil, considerando-se como fio condutor a vida artística de Benjamim de Oliveira, da década de 1870 à de 1910. Acompanhar a vida de Benjamim de Oliveira é...
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Resumo: Neste trabalho pesquisa-se o processo de produção e organização da teatralidade circense expressa pela confonnação do circo-teatro, no Brasil, considerando-se como fio condutor a vida artística de Benjamim de Oliveira, da década de 1870 à de 1910. Acompanhar a vida de Benjamim de Oliveira é perseguir a multiplicidade de interlocuções que realizou, permitindo-se assim recuperar como os circenses enfrentaram os desafios e obstáculos para se constituírem, além de tirar proveito do fato de que Benjamim foi um dos importantes demarcadores das características mais significativas daquela teatralidade. Entretanto, este
trabalho mostra que o processo de inserção do circo-teatro na produção de uma teatralidade circensejá ocorria no momento em que Benjamininiciava sua vida no circo. O estudo toma as produções circenses através das ações dos seus vários sujeitos e, desta fonna, investiga como homens e mulheres artistas de circo, ao mesmo tempo em que mantiveram uma especificidade, renovaram, criaram, adaptaram, incorporaram, copiaram
experiências vividas e enfrentaram desafios e obstáculos decorrentes das continuidades e mudanças encontradas na sociedade, nas produções culturais e em si mesmos. Parte-se da idéia de que os circenses devem ser vistos como um grupo que articulava matrizes e procedimentos em constante reelaboração e ressignificação, bem como adequavam, incorporavam e produziam um espetáculo para cada í!.blico,manipulando elementos de outras variáveis artísticasjá disponíveis e gerando novas e múltiplas versões da teatralidade Ver menos
trabalho mostra que o processo de inserção do circo-teatro na produção de uma teatralidade circensejá ocorria no momento em que Benjamininiciava sua vida no circo. O estudo toma as produções circenses através das ações dos seus vários sujeitos e, desta fonna, investiga como homens e mulheres artistas de circo, ao mesmo tempo em que mantiveram uma especificidade, renovaram, criaram, adaptaram, incorporaram, copiaram
experiências vividas e enfrentaram desafios e obstáculos decorrentes das continuidades e mudanças encontradas na sociedade, nas produções culturais e em si mesmos. Parte-se da idéia de que os circenses devem ser vistos como um grupo que articulava matrizes e procedimentos em constante reelaboração e ressignificação, bem como adequavam, incorporavam e produziam um espetáculo para cada í!.blico,manipulando elementos de outras variáveis artísticasjá disponíveis e gerando novas e múltiplas versões da teatralidade Ver menos
Abstract: This study researches the production and organization process of circensian theatricality as expressed within the configuration of the Brazilian Circus-Theater. The mainstream thereto is Benjamim de Oliveira's artistic life ranging ITomthe 1870's up to the 1910's. Keeping track of Benjamim...
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Abstract: This study researches the production and organization process of circensian theatricality as expressed within the configuration of the Brazilian Circus-Theater. The mainstream thereto is Benjamim de Oliveira's artistic life ranging ITomthe 1870's up to the 1910's. Keeping track of Benjamim de Oliveira's life is the same as pursuing the multiplicity of interlocutions which he perfonned. This leads to a recovery of the ways followed by the circensian artists to face challenges and stumbling blocks in order to get themselves
established. Moreover, Benjamim acted as an outstanding demarcator of the most meaningful characteristics pertaining to that theatricality. Meanwhile, this study remarks the fact that the process of insertion of the circus-theater into the production of a circensian theatricality already existed by the time when Benjamimstarted his life in the circus. This research regards circensian productions thrqugh the actions of varied subjects
involved. Therefore, it investigates how circus artists, both men and women, at the same time as they maintained one sense of specificity, they were also able to renew, create, adapt, incorporate and reproduce experiences. In addition, they faced challenges and obstacles which arose ITom continuities and changes found in society, in cultural productions and in themselves. The primary idea of this study is that circensian artists should be understood as a group of people who articulated matrices and procedures under pennanent reelaboration and resignification. Furthennore, they adjusted, incorporated and produced shows for each
audience by manipulating elements belonging to other available artistic variables, which generated new and multiple versions oftheatricality Ver menos
established. Moreover, Benjamim acted as an outstanding demarcator of the most meaningful characteristics pertaining to that theatricality. Meanwhile, this study remarks the fact that the process of insertion of the circus-theater into the production of a circensian theatricality already existed by the time when Benjamimstarted his life in the circus. This research regards circensian productions thrqugh the actions of varied subjects
involved. Therefore, it investigates how circus artists, both men and women, at the same time as they maintained one sense of specificity, they were also able to renew, create, adapt, incorporate and reproduce experiences. In addition, they faced challenges and obstacles which arose ITom continuities and changes found in society, in cultural productions and in themselves. The primary idea of this study is that circensian artists should be understood as a group of people who articulated matrices and procedures under pennanent reelaboration and resignification. Furthennore, they adjusted, incorporated and produced shows for each
audience by manipulating elements belonging to other available artistic variables, which generated new and multiple versions oftheatricality Ver menos
Lara, Silvia Hunold, 1955-
Orientador
Cunha, Maria Clementina Pereira, 1949-
Avaliador
Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Avaliador
Fonseca, Marcos Luiz Bretas da
Avaliador
As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
Erminia Silva
As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
Erminia Silva
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