No declinio, do visconde de Taunay : o canto do cisne
Patricia Aparecida Beraldo
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B45n
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
119f. : il.
Orientador: Carlos Eduardo Ornelas Berriel
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Embora o visconde de Taunay tenha se consagrado com as obras Inocência e A Retirada da Laguna, foi um polígrafo contumaz, dedicando-se aos mais distintos gêneros literários. Dentre estes textos, pouco conhecidos da maioria dos leitores, destaca-se a obra No Declínio (1899), última do autor e...
Ver mais
Resumo: Embora o visconde de Taunay tenha se consagrado com as obras Inocência e A Retirada da Laguna, foi um polígrafo contumaz, dedicando-se aos mais distintos gêneros literários. Dentre estes textos, pouco conhecidos da maioria dos leitores, destaca-se a obra No Declínio (1899), última do autor e produzida num momento de final de século e final da vida do visconde. Ao narrar a história de uma senhora de meia idade apaixonada por um rapaz bem mais jovem que ela, o visconde constrói uma personagem feminina relativamente moderna para uma obra ainda considerada romântica. Os sonhos e delírios, esferas para onde seus desejos reprimidos a transportam e se realizam, são narrados com riqueza pictórica vista antes apenas nas obras em que Taunay fez uso de sua verve descritiva para "pintar" a natureza brasileira. Todo o colorido dessas cenas contrastam, entretanto, com o final crepuscular da protagonista, resignada à velhice iminente e inevitável. Os traços finais de Taunay, na sua obra derradeira, demonstram um escritor que, mesmo preservando a arte do detalhe e da descrição, primou por um romance em que os acontecimentos narrados são importantes por si mesmos à medida que refletem relações humanas entre as personagens e seus significados sociais
Ver menos
Abstract: Although the Viscount of Taunay has been widely acclaimed because of his works Inocência and A Retirada da Laguna, he was an obstinate polygraph, dedicating himself to several literary genres. Among these litlle known writings lies in detachment the last author's No Declinio (1899),...
Ver mais
Abstract: Although the Viscount of Taunay has been widely acclaimed because of his works Inocência and A Retirada da Laguna, he was an obstinate polygraph, dedicating himself to several literary genres. Among these litlle known writings lies in detachment the last author's No Declinio (1899), produced in an end-of-century time, which coincided with lhe Viscount's life end. In narrating the story of a middle-aged lady who falls in love with a much younger man, Taunay builds a relatively modem character to the terms of a work considered to be of a romantic style. The dream and the ecstasy - dimensions where her forbidden desires are taken to - are narrated with great pictorial richness, only found in the works in which Taunay used his descriptive verve to "painf the brazilian Nature. However, all the coloring of these scenes contrasts with the protagonist's twilight end, once resigned to the imminent and inevitable old age. Taunay's final traits in such last work outline an author who, even though preserving the art of detail and discretion, opted for a novel in which the facts have their own relevance, as they reflect human relationships between the characters and their social meanings
Ver menos
Berriel, Carlos Eduardo Ornelas, 1951-
Orientador
Maretti, Maria Lidia Lichtscheidi
Avaliador
Fontes, Joaquim Brasil, 1939-2019
Avaliador
Levin, Orna Messer, 1960-
Avaliador
No declinio, do visconde de Taunay : o canto do cisne
Patricia Aparecida Beraldo
No declinio, do visconde de Taunay : o canto do cisne
Patricia Aparecida Beraldo
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra