A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
Marileuza Ascencio Miquelante
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M669p
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
243p. : il.
Orientador : Joanne Marie McCaffrey Busnardo Neto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar a implementação de uma pedagogia crítica freireana, com o foco na leitura, em inglês para adolescentes brasileiros. Para refletir sobre a viabilidade de tal projeto, é analisado, através de uma metodologia etnográfica de auto-observação em sala...
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Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar a implementação de uma pedagogia crítica freireana, com o foco na leitura, em inglês para adolescentes brasileiros. Para refletir sobre a viabilidade de tal projeto, é analisado, através de uma metodologia etnográfica de auto-observação em sala de aula, como certos conceitos centrais vindos da pedagogia freireana e das áreas de leitura e letramento crítico são concretizados na prática pedagógica. As investigações teóricas e as análises de interação em sala de aula (realizadas sob o ponto de vista neo-vygotskiano) sugerem que o conceito central da
pedagogia freireana - o da conscientização dialógica - ao mesmo tempo em que é de grande inspiração para o professor de leitura crítica, pode apresentar problemas especiais. Especula-se que a tensão presente na própria visão freireana entre a urgência de mudar o mundo e a importância da dialogia pode re-aparecer como tensão no trabalho do professor. Conclui-se que a auto-observação em sala de aula é particularmente importante para o professor de língua estrangeira, uma vez que oferece elementos para o diálogo entre teoria e prática, fornecendo assim dados preciosos para a práxis freireana Ver menos
pedagogia freireana - o da conscientização dialógica - ao mesmo tempo em que é de grande inspiração para o professor de leitura crítica, pode apresentar problemas especiais. Especula-se que a tensão presente na própria visão freireana entre a urgência de mudar o mundo e a importância da dialogia pode re-aparecer como tensão no trabalho do professor. Conclui-se que a auto-observação em sala de aula é particularmente importante para o professor de língua estrangeira, uma vez que oferece elementos para o diálogo entre teoria e prática, fornecendo assim dados preciosos para a práxis freireana Ver menos
Abstract: This dissertation aimed to investigate the possibility of elaborating a critical pedagogy focusing reading in English for Brazilian adolescents. In order to judge the viability of such a project an auto-observational classroom etbnography was undertaken to analyse how certain central...
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Abstract: This dissertation aimed to investigate the possibility of elaborating a critical pedagogy focusing reading in English for Brazilian adolescents. In order to judge the viability of such a project an auto-observational classroom etbnography was undertaken to analyse how certain central concepts from Freirean, literacy and reading theories are concretized in pedagogical practices. The theoritical investigations, together with the analyses of classroom interactions (undertaken from a neo-vygotskian point of view), suggest that the central concept of Freirean pedagogy - that of dialogicalconsciousnessraising-
although it greatly inspires teacher of critical reading, can also be a problem for them. A hypothesis is put forward that the tension present in Freirean theory itself between the urgency of bringing about change and the importance of dialogue may reappear in the practice of teaching. The dissertation concludes that self-observation in the classroom is particularly
important for the teacher of foreign language, since it offers a rich source of data for the studies of the relationship between theory and practice, and for a more profound understanding of Freirean praxis Ver menos
although it greatly inspires teacher of critical reading, can also be a problem for them. A hypothesis is put forward that the tension present in Freirean theory itself between the urgency of bringing about change and the importance of dialogue may reappear in the practice of teaching. The dissertation concludes that self-observation in the classroom is particularly
important for the teacher of foreign language, since it offers a rich source of data for the studies of the relationship between theory and practice, and for a more profound understanding of Freirean praxis Ver menos
Busnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-
Orientador
Souza, Lynn Mário T. M.
Avaliador
Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
Avaliador
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
Marileuza Ascencio Miquelante
A pedagogia freireana e a leitura critica em ingles : interação, auto-observação, praxis
Marileuza Ascencio Miquelante
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