Historia imaginada no cinema : analise de Carlota Joaquina, a princesa do Brasil e Independencia ou Morte
Vitoria Azevedo da Fonseca
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP F733h
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
330p. : il.
Orientador: Leandro Karnal
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: A presente dissertação é uma comparação entre os filmes históricos Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Carta Camurati, 1995) e Independência ou Morte (Cartos Coimbra, 1972) e tem como objetivo compreender como estes representam a história do Brasil. A análise aborda, principalmente, os...
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Resumo: A presente dissertação é uma comparação entre os filmes históricos Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Carta Camurati, 1995) e Independência ou Morte (Cartos Coimbra, 1972) e tem como objetivo compreender como estes representam a história do Brasil. A análise aborda, principalmente, os seguintes aspectos: comparação dos elementos da linguagem cinematográfica; processo de produção dos filmes ressaltando a preocupação, ou ausência dela, com a "reconstituição histórica" dos filmes e com a realização de pesquisas históricas; o diálogo que os filmes estabelecem com suas respectivas fontes históricas e como criam os significados históricos em imagens e, por fim, aspectos da recepção crítica dos filmes
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Abstract: This thesis compares the historical films Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Carta Camurati, 1995) and Independência ou Morte (Cartos Coimbra, 1972). The aim of this work is to understand how these movies represent the History of Brazil. This analysis
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Abstract: This thesis compares the historical films Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (Carta Camurati, 1995) and Independência ou Morte (Cartos Coimbra, 1972). The aim of this work is to understand how these movies represent the History of Brazil. This analysis
tried to observe the following aspect: the cinematographic language; the making process emphasing the preoccupation, or its lack, regarding the "historical reconstitution" of the movies and the realization of its historical researches; the dialog established between
these movies and their sources; also, how they built up the historical meaning though images and, at last, the reception of the critics Ver menos
tried to observe the following aspect: the cinematographic language; the making process emphasing the preoccupation, or its lack, regarding the "historical reconstitution" of the movies and the realization of its historical researches; the dialog established between
these movies and their sources; also, how they built up the historical meaning though images and, at last, the reception of the critics Ver menos
Historia imaginada no cinema : analise de Carlota Joaquina, a princesa do Brasil e Independencia ou Morte
Vitoria Azevedo da Fonseca
Historia imaginada no cinema : analise de Carlota Joaquina, a princesa do Brasil e Independencia ou Morte
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