Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
Ruben Guedes Nunes
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP N922h
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
289 p.
Orientador : Dermeval Saviani
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Nessa tese exponho a singular imanência educativa da dialética hegeliana, tanto como formação cultural (Bildung), quanto como formação pedagógica (Erziehung). Em suma:
a educação é ato dialético -- essa a conclusão. A apreensão dessa conclusão requer duas exigências... Ver mais Resumo: Nessa tese exponho a singular imanência educativa da dialética hegeliana, tanto como formação cultural (Bildung), quanto como formação pedagógica (Erziehung). Em suma:
a educação é ato dialético -- essa a conclusão. A apreensão dessa conclusão requer duas exigências conceituais: a) a razoávei compreensão do núcleo do sistema dialético
hegeliano, e b) a concepção do homem como ser de liberdade e consciência, desde esse núcleo. Trata-se, pois, de expor a natureza dessa dialética como movimento de
negatividade radicado na contradição prima finitude-infinitude, intrínseca ao pensar e que fundamenta seu longos - não como lógica abstrata das coisas, significado fixo, que ela não o é; mas como lógica do concreto das coisas, significante vivo, formas de
liberdade e consciência do sujeito in Ãeri. Daí que, a rogressão das contradições decorrentes é itinerário histórico superativo e formativo da consciência para a autoconsciência, através da alteridade -- observando-se, nesses processos a imanência
educativa da dialética, efetivando-se na história e efetivando a história Ver menos
a educação é ato dialético -- essa a conclusão. A apreensão dessa conclusão requer duas exigências... Ver mais Resumo: Nessa tese exponho a singular imanência educativa da dialética hegeliana, tanto como formação cultural (Bildung), quanto como formação pedagógica (Erziehung). Em suma:
a educação é ato dialético -- essa a conclusão. A apreensão dessa conclusão requer duas exigências conceituais: a) a razoávei compreensão do núcleo do sistema dialético
hegeliano, e b) a concepção do homem como ser de liberdade e consciência, desde esse núcleo. Trata-se, pois, de expor a natureza dessa dialética como movimento de
negatividade radicado na contradição prima finitude-infinitude, intrínseca ao pensar e que fundamenta seu longos - não como lógica abstrata das coisas, significado fixo, que ela não o é; mas como lógica do concreto das coisas, significante vivo, formas de
liberdade e consciência do sujeito in Ãeri. Daí que, a rogressão das contradições decorrentes é itinerário histórico superativo e formativo da consciência para a autoconsciência, através da alteridade -- observando-se, nesses processos a imanência
educativa da dialética, efetivando-se na história e efetivando a história Ver menos
Abstract: In this thesis we present the singular educative immanence of the Hegelian dialectics, not only as cultural formation (Biidung) bul also as pedagogic one
(Erziehung). In short: education is a dialectic act -- this is the final conclusion. The ... Ver mais Abstract: In this thesis we present the singular educative immanence of the Hegelian dialectics, not only as cultural formation (Biidung) bul also as pedagogic one
(Erziehung). In short: education is a dialectic act -- this is the final conclusion. The apprehension of this conclusion requires two conceptual requests: a) the reasonable understanding of the nucleus of the Hegelian dialectic system, and b) the onception of Man as a being of freedom and conscience, since that nucleus. It is aimed, then, to explain the nature of that dialectics as movement of negativity rooted in the primary
contradiction hnitude-infinitude, intrinsic to thinking, which establishes its logos -- not as abstract logic of things, fixed meaning that it is not, but as logic of the concrete of things, live significance, forms of freedom and conscience of the subject in fieri. It follows that the progression of the resulting contradictions is historic itinerary, which overcomes and forms conscience for self-consciousness through alterity -- considering in these processes the educative immanence of dialectics, accomplishing itself in history and accomplishing history Ver menos
(Erziehung). In short: education is a dialectic act -- this is the final conclusion. The ... Ver mais Abstract: In this thesis we present the singular educative immanence of the Hegelian dialectics, not only as cultural formation (Biidung) bul also as pedagogic one
(Erziehung). In short: education is a dialectic act -- this is the final conclusion. The apprehension of this conclusion requires two conceptual requests: a) the reasonable understanding of the nucleus of the Hegelian dialectic system, and b) the onception of Man as a being of freedom and conscience, since that nucleus. It is aimed, then, to explain the nature of that dialectics as movement of negativity rooted in the primary
contradiction hnitude-infinitude, intrinsic to thinking, which establishes its logos -- not as abstract logic of things, fixed meaning that it is not, but as logic of the concrete of things, live significance, forms of freedom and conscience of the subject in fieri. It follows that the progression of the resulting contradictions is historic itinerary, which overcomes and forms conscience for self-consciousness through alterity -- considering in these processes the educative immanence of dialectics, accomplishing itself in history and accomplishing history Ver menos
Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
Ruben Guedes Nunes
Hegel, dialetica, educação : sobre a contribuição da dialetica hegeliana para a praxis educativa
Ruben Guedes Nunes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra