Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
Ricardo Santa Rita Oliveira
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP OL4e
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
252 p.
Orientador : Luzia Margareth Rago
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Esta tese deDoutorado tem como objetivo estudar os discursos e as práticas educacionais no Brasil, entre 1870 e 1910, buscando perceber como a partir destes se constituíram os modelos de formação das identidades de gênero em nossa sociedade. A análise desenvolvida aqui se filia ao...
Ver mais
Resumo: Esta tese deDoutorado tem como objetivo estudar os discursos e as práticas educacionais no Brasil, entre 1870 e 1910, buscando perceber como a partir destes se constituíram os modelos de formação das identidades de gênero em nossa sociedade. A análise desenvolvida aqui se filia ao pós-estruturalismo, tendo como principal matriz teórica os escritos do filósofo Michel Foucault , marcadamente, a analise discursiva desenvolvida por-este autor em A arqueologia do Saber. Costituem também, um importante suporte para o trabalho desenvolvido, nesta tese, as considerações tecidas sobre a história das mulheres pelos estudos de Gênero
Ver menos
Abstract: This doctorate thesis has the goal of studying, the speeches and the educational practices in Brazil, among 1870and 1910, aiming to perceive how through these, the gender identity models have been formed in our society. The analysis developed here is affiliated to the post...
Ver mais
Abstract: This doctorate thesis has the goal of studying, the speeches and the educational practices in Brazil, among 1870and 1910, aiming to perceive how through these, the gender identity models have been formed in our society. The analysis developed here is affiliated to the post structuralism, having as principal theoretical mold Michel Foucault's writings, the philosopher; markedly the discursive analysis envolved by this author in The archeology koowledge. Constitutes,also, an important support to the work developed in this thesis, the regardings done about women history by the gender studying
Ver menos
Rago, Luzia Margareth, 1948-
Orientador
Muniz, Diva do Couto Gontijo
Avaliador
Stephanou, Maria
Avaliador
Mott, Maria Lucia
Avaliador
Lourenço, Fernando Antonio, 1955-
Avaliador
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
Ricardo Santa Rita Oliveira
Educação, genero e modernidade : discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910
Ricardo Santa Rita Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra