O insolito na ficção de Jose J. Veiga
Gregorio Foganholi Dantas
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP D235i
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
196 p.
Orientador : Vilma Sant'Anna Areas
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O presente trabalho nasceu da reflexão sobre a ficção de José J. Veiga (1915-1999) e sua suposta "filiação" à chamada literatura fantástica e ao realismo maravilhoso latino-americano. Esta relação não se mostrou óbvia, como a
bibliografia crítica - em que há poucos estudos longos e... Ver mais Resumo: O presente trabalho nasceu da reflexão sobre a ficção de José J. Veiga (1915-1999) e sua suposta "filiação" à chamada literatura fantástica e ao realismo maravilhoso latino-americano. Esta relação não se mostrou óbvia, como a
bibliografia crítica - em que há poucos estudos longos e aprofundados - fazia crer. Analisando as constantes temáticas e estilísticas da ficção de J. J. Veiga, chegamos à descrição do que optamos chamar de insólito, mais adequado ao
autor goiano, em detrimento ao já desgastado fantástico. Pretendemos, afinal, demonstrar que a ficção de J. J. Veiga dialoga com o fantástico e com o realismo maravilhoso sem contudo de sujeitar estritamente a nenhum deles. Para tanto,
tornou-se necessário desenvolver questões pertinentes e comuns à fortuna crítica de Veiga, como sua predileção por personagens infantis, a possível interpretação de suas obras como alegoria política e a função do foco narrativo enquanto
principal recurso para a construção do insólito Ver menos
bibliografia crítica - em que há poucos estudos longos e... Ver mais Resumo: O presente trabalho nasceu da reflexão sobre a ficção de José J. Veiga (1915-1999) e sua suposta "filiação" à chamada literatura fantástica e ao realismo maravilhoso latino-americano. Esta relação não se mostrou óbvia, como a
bibliografia crítica - em que há poucos estudos longos e aprofundados - fazia crer. Analisando as constantes temáticas e estilísticas da ficção de J. J. Veiga, chegamos à descrição do que optamos chamar de insólito, mais adequado ao
autor goiano, em detrimento ao já desgastado fantástico. Pretendemos, afinal, demonstrar que a ficção de J. J. Veiga dialoga com o fantástico e com o realismo maravilhoso sem contudo de sujeitar estritamente a nenhum deles. Para tanto,
tornou-se necessário desenvolver questões pertinentes e comuns à fortuna crítica de Veiga, como sua predileção por personagens infantis, a possível interpretação de suas obras como alegoria política e a função do foco narrativo enquanto
principal recurso para a construção do insólito Ver menos
Abstract: The present study started from the reflections about the work of José J. Veíga (1915-1999) and on its presumed "affiliation" to the fantastic literature and to the latin american magic realism. Contradicting his criticaI bibliography, this relationship is not obvious - and there are only a...
Ver mais
Abstract: The present study started from the reflections about the work of José J. Veíga (1915-1999) and on its presumed "affiliation" to the fantastic literature and to the latin american magic realism. Contradicting his criticaI bibliography, this relationship is not obvious - and there are only a few detailed studies about it. In examining Veiga's fiction we describe what we labelled as insólito (unusual), a more appropriate and appliable term to the brazilian author, rather than "fantastic". Our
purpose is to demonstrate that his work establishes dialogues with the fantastic and with the magic realism, without, though, being strictly subordinated to any of them. Thus, it had become necessary to proceed to the analysis of some of the relevant
aspects found in Veiga's critical fortune, such as his predilection for childish characters, the interpretation of his work as political allegory and the use of the "standpoint" to the construction of the insólito (unusual) Ver menos
purpose is to demonstrate that his work establishes dialogues with the fantastic and with the magic realism, without, though, being strictly subordinated to any of them. Thus, it had become necessary to proceed to the analysis of some of the relevant
aspects found in Veiga's critical fortune, such as his predilection for childish characters, the interpretation of his work as political allegory and the use of the "standpoint" to the construction of the insólito (unusual) Ver menos
O insolito na ficção de Jose J. Veiga
Gregorio Foganholi Dantas
O insolito na ficção de Jose J. Veiga
Gregorio Foganholi Dantas
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra