Elementos musicais a serem abordados na formação profissional em educação fisica
Joseni Marlei de Paula Braga
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP B73e
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
123p. : il.
Orientador : Jorge Sergio Perez Gallardo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho objetivou apontar a necessidade de uma maior preocupação com as questões musicais na formação profissional em Educação Física. Foi detectado, anterionnente, por meio da minha Monografia de Graduação intitulada Os Benefícios da Música na Educação Física*. vários aspectos da...
Ver mais
Resumo: Este trabalho objetivou apontar a necessidade de uma maior preocupação com as questões musicais na formação profissional em Educação Física. Foi detectado, anterionnente, por meio da minha Monografia de Graduação intitulada Os Benefícios da Música na Educação Física*. vários aspectos da imp0l1ância da Música para essa área, porém, paralelamente, foram detectadas deficiências que impedem a sua presença mais diversificada e adequada na atuação profissional. São elas: falta de conhecimento musical e falta de recursos musicais. Acreditamos que, se há deficiência em algum conteúdo considerado imp0l1ante para detelminada área, essa, talvez, deva ser revista na sua formação profissional. Direcionamos, então, a nossa proposta atual, à fOlmação profissional em Educação Física, pretendendo dar sequência à investigação anterior, buscando contribuir para a amenização das deficiências levantadas, de conhecimento e de recursos musicais, respectivamente, por meio de: uma análise teórica musical básica, na qual serão abordados alguns conhecimentos musicais que são, segundo acreditamos, relevantes ao contexto especifico da Educação Física; um levantamento de procedimentos metodológicos sugestivos no sentido de como aplicar, na prática, esses conhecimentos teóricos musicais básicos a partir de recursos musicais facilitados, privilegiando o uso da voz, do Movimento corporal e de materiais alternativos (materiais caseiros, sucata, etc), ou seja, ir para além dos recursos musicais tradicionais, na maioria das vezes, onerosos (tais corno cd's, aparelhos de som, instrumentos musicais tradicionais, etc), e que, certamente, envolvem uma exigência criativa de utilização menor do que esses, aqui propostos. Sistematizamos a nossa proposta em formato de um Programa de Disciplina e pretendemos encaminhá-Ia, de forma sugestiva, para que seja inserida nos Cuniculos de Graduação em Educação Física. Acreditando na relevância do assunto e na possibilidade de direcionar as contribuições, de fOlma bastante acessível, exatamente às carências detectadas, tentando melhorar a qualidade da formação profissional e seus conseqüentes reflexos na atuação profissional em Educação Física, acreditamos ter dado mais um passo em busca de uma Educação cada vez mais agradável e eficaz
Ver menos
Abstract: This research intends to show the needs of a large concem with musicaIs questions on Physical Education graduation. It was detected, through my Graduation Monography called "The Music's Benefits on Physical Education" many aspects of the music impo11ance in Physical Education, however a...
Ver mais
Abstract: This research intends to show the needs of a large concem with musicaIs questions on Physical Education graduation. It was detected, through my Graduation Monography called "The Music's Benefits on Physical Education" many aspects of the music impo11ance in Physical Education, however a number of imperfections were detected on their professional performance. Some examples are lack of musical knowledge and lack of musical resources. We believe if there is imperfection found in any contents considered imp0l1ant for specitlc areas, it must be reviewed at its professional performance. We propose to continue the investigation, by trying to contribute to the reduction of the imperfections in musical knowledge and resources, respectively, through a musical basic the only analysis, in which the discussions wil1 be on musical knowledge which are considerable and adequate to the specific context of Physical Education. A gathering of methodological procedure that suggests how to apply, in practice, these basic musical theOlY's knowledges from facilitated musical resources, favouring the use of voice, movements of the body, and altemative material (domestic material, scraps, etc). This means to go beyond the traditional musical resources, most of the times onerous such as cds, music players, traditional musical instruments, etc and those certainly, involves a creative exigence of a smaller utilization than the ones proposed here. We also intend to systemize our proposal, in shape of a discipline Program and to conduct it as a sugestion to be introduced on Physical Education Courses. Believing in the subject' s significance and in the possibility to direct the contributions, accessiblely, exactly to improve the detected necessities, trying to improve the quality of the professional formation and its consequential influence at the professional performance in Physical Education, we intend to give one extra step in order to reach a more pleasant and efficient Education
Ver menos
Elementos musicais a serem abordados na formação profissional em educação fisica
Joseni Marlei de Paula Braga
Elementos musicais a serem abordados na formação profissional em educação fisica
Joseni Marlei de Paula Braga
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra